• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Ácido fólico na gravidez

Durante primeiro trimestre da gestação, são formadas as estruturas essenciais à vida do bebê, como o sistema nervoso. Por volta do 18° e 26° dia de gravidez, ocorre o fechamento do tubo neural, que dará origem ao cérebro e a medula espinhal. Para que esse fechamento aconteça de forma adequada, é necessário a presença do ácido fólico.

Inúmeros estudos mostram que essa vitamina do complexo B é fundamental para a formação do tubo neural do bebê, prevenindo doenças como: anencefalia (desenvolvimento incompleto do cérebro), espinha bífida (espinha dorsal que não acabou de fechar), lábio leporino, doenças cardíacas e anemia na mãe.

O ideal é que o suplemento seja ingerido ao menos 1 mês antes da gravidez e que continue até o fim do primeiro trimestre, quando a maioria dos órgãos do bebê já estão formados. Dessa forma, a chance de ocorrer alguma das alterações diminui em até 70%.

Embora o nutriente seja encontrado em alimentos como carnes, verduras com folhas verde-escuras (espinafre, aspargo e brócolis), leguminosas (ervilhas, feijão e lentilha) e grãos integrais, é difícil quantificar o consumo diário. O modo de preparo desses alimentos pode influenciar na quantidade de ácido fólico, ocasionando a perda do nutriente. Por esse motivo, os médicos optam pela suplementação dessa vitamina.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo