O ato de sugar acontece ainda durante a vida intra-uterina, constitui um reflexo de alimentação inato, que visa a ingestão de leite materno, essencial para a sobrevivência do recém-nascido. A presença desse reflexo ao nascimento pode indicar maturidade e boa função neurológica e o mesmo pode ser observado a partir da 29ªsemana de gestação. Alguns bebês têm maior ou menor necessidade quanto ao tempo de sucção. Os que mamam no seio materno normalmente tem um tempo maior e mais frequente de sugadas, diferente dos bebês que fazem uso frequente de mamadeira. Esse tempo de sucção na mamadeira é sempre menor que o tempo de mamada no seio, invariavelmente faz com que o bebê queira complementar o tempo de sucção fazendo uso de dedo, chupeta, paninhos.
Algumas dicas:
Faça uso de chupetas ortodônticas e observe sempre a indicação na embalagem quanto á idade da criança.
• Se notar que mesmo após a alimentação o bebê ainda quer sugar, ofereça a chupeta. Ele tende a fazer sucções fortes até ter a sua necessidade satisfeita, em seguida a solta. Neste momento a mesma deve ser guardada e não oferecida novamente.
• Não deve estar disponível e á vista da criança, muitas vezes essa disponibilidade é que causa o vício, fazendo com que o bebê fique o tempo todo com ela na boca.
• Evitar prender á chupeta panos e fraldas, pois o peso da mesma, durante a sucção, pode deformar a arcada dentária.
• Mantenha o utensílio higienizado e faça a sua troca conforme a necessidade.