• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Com quantos dias posso saber se estou grávida?

Os dias de pós-ovulação são eternos na vida de uma tentante e a pergunta que não quer calar é: com quantos dias posso saber se estou grávida

As expectativas são tão altas que é quase impossível esperar passar pelos sete dias de espera após a ovulação e os teste já estão prontos para serem usados e verificados se há, pelo menos, um mínimo indício de HCG no organismo.

Na verdade, não há uma regra clara e definitiva para todos os corpos, afinal cada um reage de uma forma diferente diante das mudanças, principalmente quando se trata de uma gravidez. 

Mas, pode-se dizer que a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é a partir do 16º dia após a ovulação e a relação sexual, de acordo com os dias de fase lútea para que aconteça o atraso. A grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias. 

Com quantos dias posso saber se estou grávida com ciclo regular?  

Normalmente, os ciclos regulares são mais fáceis de identificar o atraso, geralmente eles duram entre 27 a 29 dias, com cerca de dois dias, já seria um bom prazo para realizar o teste de gravidez.

Entretanto, é possível que, mesmo nos ciclos regulados, apenas os dois dias de atraso menstrual não sejam o suficiente para detectar o positivo. Nesse caso, o recomendado é realizar o teste novamente após 48 horas do resultado anterior. 

E no caso dos ciclos irregulares? 

No caso dos ciclos menstruais irregulares, a situação é um pouco mais complicada e então surge a dúvida para saber em quantos dias após a relação posso saber se estou grávida.

Mas, calma, é possível identificar o positivo em um teste de gravidez, basta saber como seu ciclo funciona, mesmo com a irregularidade. 

Diferente de um ciclo regulado, a ovulação não tem uma data correta para acontecer. Antes de deixar a ansiedade tomar conta, é importante entender como funciona um ciclo menstrual: 

  • Fase folicular: Inicia-se no primeiro dia da menstruação, que pode durar entre cinco a dez dias. É a fase em que a produção do hormônio folículo-estimulante (FSH) é aumentada e os ovários amadurecem seus óvulos; 
  • Fase ovulatória: nessa fase, o corpo começa a produzir o hormônio luteinizante (LH), sendo responsável por selecionar os óvulos maduros e fazê-lo sair do ovário, geralmente ocorre no 14° dia do ciclo;
  • Fase lútea: os últimos 12 dias do ciclo correspondem a essa fase. Durante esses dias, o folículo começa a produzir progesterona em maior quantidade, para continuar preparando o revestimento do útero para o caso de uma possível gravidez. 

O ideal é considerar o atraso após o maior prazo que você já teve no ciclo. Então, para saber com quantos dias após a relação posso estar grávida, conte o máximo de dias que durou seu ciclo e faça o teste de gravidez no dia seguinte ao prazo.

Quais são os sintomas de gravidez? 

Em todos os casos, para não sofrer com as altas expectativas, espere o seu corpo dar sinais. Caso você apresente alguns dos sintomas abaixo e eles comecem a ficar mais intensos, faça um teste de gravidez ou de HCG: 

  • Dor nos seios; 
  • Escurecimento das aréolas;
  • Sangramento rosado; 
  • Inchaço e dor abdominal; 
  • Cansaço excessivo sem um motivo aparente; 
  • Aumento na frequência de urina; 
  • Prisão de ventre; 
  • Náusea. 

Se você está tentando engravidar ou está com dificuldades, procure por um acompanhamento médico, assim você terá um detalhe maior do seu ciclo e de como seu organismo está reagindo. Venha para a Fert-Embryo, agende sua consulta com o Dr. Wilson Jaccoud! 

Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo

CRM-SP: 41.142

RQE: 13038

  • Share post

7 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo