• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Como é feita a fertilização in vitro?

A Fertilização In Vitro (FIV) é uma técnica de reprodução assistida que consiste na fertilização do óvulo pelo espermatozoide em laboratório, dando origem a embriões que serão transferidos, posteriormente, para o útero da mulher.

Etapas do tratamento de fertilização in vitro

Este é o tratamento de reprodução assistida que oferece mais chances de gravidez àquelas que têm dificuldade para engravidar. A fertilização in vitro é dividida em cinco etapas:

  1. Estimulação da ovulação

Consiste na administração de hormônios, normalmente de aplicação subcutânea, para estimular o crescimento de um maior número de folículos e consequentemente obter uma maior recuperação de óvulos para serem fertilizados.

Esta etapa se inicia no segundo ou terceiro dia do ciclo menstrual e tem duração média de 9 a 12 dias, sendo que neste período a paciente precisa realizar monitoramento do crescimento dos folículos ovarianos (que contém os óvulos) por meio do ultrassom endovaginal e eventualmente exames de sangue.

Assim que a maioria dos folículos atingirem um volume médio de 18 milímetros, uma última medicação é aplicada, o HCG, para maturação final dos óvulos e coleta dos mesmos dentro de 34 a 36 horas.

  1. Coleta de óvulos e espermatozoides

O procedimento de coleta de óvulos consiste na retirada dos óvulos do interior dos folículos ovarianos com o auxílio de uma agulha guiada por ultrassom endovaginal. Para o procedimento é realizado uma sedação de curta duração.

O líquido aspirado é colocado em um tubo e entregue a embriologista para checagem e coleta dos óvulos .

A coleta de espermatozóides geralmente ocorre no mesmo dia da coleta de óvulos, sendo o procedimento realizado por masturbação Em casos específicos a coleta de espermatozoides pode também ser realizada através de procedimentos cirúrgicos de acordo com a indicação médica.

  1. Fertilização dos gametas em laboratório

Após 3 a 4 horas da captação dos óvulos, os gametas são submetidos a fertilização in vitro, que pode ser realizada por 2 diferentes técnicas: a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) e a Fertilização in vitro clássica (FIV clássica).

Na FIV clássica os óvulos são incubados em meio de cultivo com cerca de 110.000 espermatozóides previamente capacitados para que estes penetrem a membrana dos óvulos espontaneamente. Esta técnica é utilizada desde 1978 e é indicada quando a causa da infertilidade não é masculina.

Na ICSI, um espermatozóide é captado com o auxílio de uma agulha e introduzido no interior do óvulo. Está técnica foi relatada inicialmente em 1992 e revolucionou os tratamentos de reprodução assistida. É indicada para os casos de infertilidade masculina, visto que possibilita a fertilização dos óvulos com um número de espermatozóides abaixo do normal, motilidade inadequada e morfologia anormal.

  1. Cultivo embrionário

Após 18 a 20 horas da incubação, é realizada a checagem da fertilização, ou seja, verificação de quantos óvulos foram fertilizados pelo espermatozóide. É possível saber se houve a fertilização pois aparecerá os 2 pronúcleos (masculino e feminino) no citoplasma do óvulo.

No dia 2 e 3 de desenvolvimento embrionário, checamos o desenvolvimento dos embriões quanto a quantidade de células e a porcentagem de fragmentação. No dia 5, fazemos a checagem e a classificação dos embriões em estágio de blastocisto, avaliando o grau de expansão, massa celular interna (MCI) e a trofectoderma.

  1. Transferência embrionária

Após a fertilização, os embriões se desenvolvem em laboratório dentro de 3 a 5 dias. A transferência embrionária é um procedimento geralmente indolor, realizado com um cateter guiado por ultrassom abdominal, que leva o embrião para dentro da cavidade uterina (endométrio).

Após 12 dias da transferência embrionária é feito o exame de gravidez (β-hCG quantitativo) por meio da coleta e análise do sangue.

Os embriões excedentes obtidos no procedimento de fertilização in vitro são congelados para sua utilização no futuro.

Centro de Medicina Reprodutiva

Você já pensou em realizar o sonho da maternidade com tranquilidade e confiança? Encontre, na Fert-Embryo, um completo diagnóstico e acompanhamento com o Dr. Wilson Jaccoud para realizar o tratamento ideal de fertilização in vitro ou inseminação artificial de acordo com o seu caso. Venha conhecer nosso Centro de Medicina Reprodutiva!

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo