• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Como é feita a indução da ovulação?

A indução de ovulação é uma das alternativas tomadas pelas mulheres que possuem problemas na ovulação e desejam realizar o sonho de engravidar. O tratamento tem como objetivo estimular o processo ovulatório, auxiliando na gravidez, sempre com um acompanhamento médico. 

Trata-se de um procedimento fundamental para o tratamento para fertilização in vitro (FIV) e os demais tratamentos de reprodução humana, como a inseminação artificial e o congelamento de óvulos. 

O que é indução de ovulação? 

A indução da ovulação é o processo realizado para facilitar a produção e liberação de óvulos pelos ovários, para que seja possível a fecundação por espermatozoide e, consequentemente, resultar na gravidez. 

É um tratamento para infertilidade indicado, especialmente, para as mulheres com disfunção ovariana, que é o caso da síndrome dos ovários policísticos. O processo é baseado em medicamentos que podem ser por meio de comprimidos ou uso de hormônios injetáveis. 

Como funciona a indução de ovulação? 

Antes de tudo, é preciso entender que a indução da ovulação deve ser feita sob uma orientação médica durante todas as etapas, de uma série de ultrassonografias.

A indução de ovulação possibilita uma chance maior de sucesso do tratamento de fertilização in vitro,  já que os óvulos coletados são analisados de acordo com a sua qualidade. 

Entenda cada etapa do processo

Dosagem de hormônios

Inicialmente é realizada uma série de exames, após isso, começa a aplicação de injeções com hormônio folículo estimulante (FSH) na mulher. 

A dosagem é determinada pelo médico especialista e tem uma duração média de 10 a 12 dias, com periodicidade diária. 

Acompanhamento com ultrassonografia 

Durante todas as etapas é necessário ter um acompanhamento com ultrassonografia para analisar o crescimento dos folículos pela indução. 

Injeção para a maturação

Quando os folículos estão num tamanho ideal para a fecundação, o próximo passo a ser tomado é a injeção hCG, sendo necessária para induzir o amadurecimento dos óvulos e a liberação deles para a coleta, que ocorre após as 36 horas. 

Após esse momento, os óvulos são levados para o laboratório, onde é realizada uma análise e são selecionados de acordo com sua qualidade. 

Qualidade dos óvulos

Essa é uma etapa determinante durante o processo de fertilização in vitro (FIV), por isso ao serem coletados, os gametas passam por uma série de avaliações morfológicas, a fim de avaliar as características físicas e estruturais das células. 

A origem genética é um dos principais fatores que podem interferir na qualidade, por isso a idade da mulher é um fator extremamente importante a ser considerado. 

Indução da ovulação para outros tratamentos

Não apenas para a FIV, a indução da ovulação é muito útil para o coito programado, cuja relação sexual é literalmente programada para ser realizada durante o período em que os óvulos maduros são liberados, ou na inseminação artificial, procedimento em que os espermatozoides são inseridos no útero através de um cateter.

Venha para a Fert-Embryo e conheça os melhores métodos para engravidar. Faça já uma consulta com o Dr. Wilson Jaccoud e realize o sonho da maternidade!

Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo

CRM-SP: 41.142

RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo