• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Como funciona o teste de fertilidade masculina?

O teste de fertilidade masculina é um exame realizado quando existe alguma condição física, imunológica ou genética que possa alterar as situações espermáticas e interferir na fertilidade masculina.

Quando a gravidez demora mais do que o desejado, é comum que o casal se sinta inseguro e, até mesmo, frustrado. E, geralmente, a mulher é a primeira a procurar um acompanhamento médico para investigar as possíveis causas com um teste de fertilidade feminina. Mas, atualmente, os homens estão perdendo o medo e a vergonha em buscar um auxílio médico. 

De acordo com algumas pesquisas, cerca de 15% dos casais apresentam dificuldades de engravidar, mesmo após um ano de relações sexuais desprotegidas. Nos casais inférteis, o fator masculino é o único responsável em cerca de 20% dos casos e contribui em outros 30 a 40%. Por isso, é indicada a avaliação médica completa da fertilidade do homem.

Dessa forma, um exame de fertilidade completo permite que o casal entenda melhor a base de sua infertilidade e consiga avaliar o melhor caminho a seguir.

O que é espermograma? 

A dúvida sobre o que é espermograma ainda é frequente nos consultórios. Trata-se de um exame realizado a partir do sêmen e tem como objetivo avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides, solicitado em casos de infertilidade. 

Além disso, o exame pode ser exigido após uma cirurgia de vasectomia, a fim de examinar o funcionamento dos testículos.

Além disso, no exame de fertilidade masculina é realizado a partir do diagnóstico do volume total ejaculado, a viscosidade, sua motilidade, morfologia e até vitalidade, sendo elas todas as características fundamentais para um diagnóstico mais efetivo. 

Como é feito o espermograma? 

Depois de entender sobre o exame, os pacientes questionam sobre como é feito o espermograma. Geralmente, a amostra de sêmen é coletada no próprio laboratório. O material é depositado em um recipiente próprio fornecido pelo laboratório e, em seguida, encaminhado para a análise.

Uma das principais recomendações é que o homem não pratique relações sexuais ou qualquer outra ação que provoque a ejaculação, em torno de dois a três dias antes da realização do exame, pois pode influenciar na quantidade total de espermatozoides presentes no sêmen.

Existem muitas condições que podem levar à infertilidade masculina, por isso não hesite em buscar um auxílio para o teste de fertilidade masculina. Venha para a Fert-Embryo e agende sua consulta com o Dr. Wilson Jaccoud! 

Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo

CRM-SP: 41.142

RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo