• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Como saber se o homem é fértil?

Um casal é considerado infértil se, após um ano de tentativas sem o uso de nenhum método anticoncepcional, a mulher não consegue engravidar. Nesses momentos, surgem muitas dúvidas, uma delas é como saber se o homem é fértil? Ou se o problema é com o organismo da mulher.

A infertilidade afeta 15% dos casais pelo mundo e a infertilidade masculina é responsável por cerca de 40% desses casos. A busca médica ajuda a lidar com as dificuldades para entender os problemas e saber o melhor método para contornar a situação.

O que pode causar a infertilidade masculina?

Existem muitas causas possíveis para essa condição, que podem ser divididas em: pré-testiculares, testiculares e pós-testiculares. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.

  1. Pré-testiculares:

O ciclo hormonal masculino em desequilíbrio pode levar a falhas e até a não produção espermática. Cerca de 5% dos casos de infertilidade são causados por esse problema. Outro fator que pode favorecer essa condição é a questão genética que também está presente em cerca de 5% dos casos.

  1. Testiculares:

A causa mais comum do homem infértil é a varicocele, que consiste na dilatação anormal das veias espermáticas, encontrada em cerca de 20% a 40% dos casos.

Em alguns casos, podem surgir a infertilidade por infecções sexualmente transmissíveis (IST), após causarem inflamação nos genitais internos que, por sua vez, pode levar a complicações e infertilidade.

Outra variante é a criptorquidia, sendo uma anomalia definida pela ausência do testículo na bolsa escrotal em decorrência da não descida do testículo para o escroto. Apresenta uma prevalência de 5% a 10% dos casos de infertilidade masculina.

  1. Pós-testicular:

Podem ser derivados de dois fatores: obstrutivos e imunológicos. O fator obstrutivo pode ocorrer devido ao não desenvolvimento dos ductos deferentes — canais que permitem o transporte dos espermatozoides do testículo à uretra.

No caso imunológico, os espermatozoides são capazes de produzir anticorpos antiespermatozoides, mas em virtude de proteções esses anticorpos não afetam a fertilidade. No entanto, algumas condições, como traumas e infecções, podem liberar esses anticorpos, que são capazes de afetar o espermatozoide e prejudicar a fecundação.

Quais exames devem ser feitos para saber se o homem é infértil?

Assim como dito anteriormente, o casal é considerado infértil quando não consegue engravidar após 12 meses de relações sexuais sem utilizar contraceptivos. Porém, caso a mulher tenha idade acima de 35 anos, a busca por avaliação médica deve ser realizada após 6 meses de tentativa.

O primeiro passo é reconhecer que o médico vai auxiliar o caminho para engravidar e que não há nenhum problema em buscar ajuda.

E, então, como saber se o homem é infértil? Há dois principais exames utilizados para ter o diagnóstico: espermograma e teste de fragmentação do DNA espermático.

Exame de espermograma

O espermograma é o exame básico da fertilidade masculina. A análise seminal tem dois aspectos: microscópico, que analisa as condições dos espermatozóides, e macroscópico, que avalia o líquido seminal.

Na análise macroscópica, são analisados:

  • Cor e aspecto: normal branco opalescente;
  • Tempo de liquefação: menor que 60 minutos até a amostra se tornar líquida;
  • Volume total ejaculado: deve ser superior a 1,5 mL;
  • Viscosidade: os resultados são “normal” ou “anormal”;
  • pH: deve ser maior ou igual a 7,2.

Na análise microscópica, os valores de normalidade são:

  • Concentração total de espermatozoides: superior a 15 milhões por mL;
  • O número total de espermatozoides: superior a 39 milhões;
  • Motilidade total: superior a 40%;
  • Motilidade progressiva: superior a 32%;
  • Vitalidade: superior a 58%;
  • Morfologia normal: 4%.

Teste de fragmentação do DNA espermático

Neste teste é identificado a porcentagem de espermatozoides com alterações no DNA, quando os resultados estão acima de 20% o risco de infertilidade é alto.

O teste de fragmentação do DNA é indicado para casais diagnosticados com ISCA (Infertilidade Sem Causa Aparente), homens acima de 40 anos que já apresentem alterações seminais no espermograma e casais com falha de implantação ou aborto de repetição.

Em caso de fator masculino leve, podem ser indicadas técnicas de reprodução assistida de baixa complexidade, como a relação sexual programada (RSP) e a inseminação artificial (IA). Em caso de fator masculino grave, é indicada a FIV.

A infertilidade masculina pode ser reversível?

Em alguns casos é possível tratar a causa da infertilidade masculina e reverter a situação. Até mesmo quando a produção de espermatozoides está baixa ou irregular, se houver um acompanhamento médico correto.

Caso o paciente tenha problemas de doenças associadas, como varicocele e obesidade, o caminho é iniciar o tratamento por esses quadros, portanto o homem infértil tem cura e pode conseguir engravidar naturalmente.

A reprodução assistida é um dos tratamentos mais eficientes para casais que sofrem com a infertilidade masculina. Não deixe um problema atrapalhar o sonho de construir uma família, agende sua consulta com o Dr. Wilson Jaccoud.

 

Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo

CRM-SP: 41.142

RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo