O congelamento de óvulos é uma boa alternativa para a preservação da fertilidade e deve ser indicado em casos específicos. Atualmente, o congelamento de óvulos tem maior chance de sucesso quando realizado com óvulos maduros e por isso, é necessário que a paciente passe por um processo idêntico ao da Fertilização in Vitro: os ovários precisam ser estimulados com drogas indutoras da ovulação, o crescimento dos folículos ovulatórios devem ser acompanhados pelo ultrasom para, posteriormente os óvulos serem coletados sob sedação. Em seguida são encaminhados para o laboratório de reprodução humana, desidratados e congelados ouvitrificados.
Indicações para congelamento de óvulos:
1) Mulheres que serão submetidas a tratamentos oncológicos:
Pacientes que desejam a maternidade e irão passar por tratamentos agressivos com quimioterapia e/ou radioterapia poderão, antes do tratamento, ter os seus óvulos congelados. É fundamental nestes casos que se observe a certeza do não agravamento da doença pelos hormônios indutores da ovulação.
2 )Mulheres solteiras com pouco menos de 35 anos preocupadas com a diminuição progressiva de sua fertilidade nos próximos anos:
Hoje já está virando uma realidade, as mulheres terem filhos cada vez mais tarde. A maioria tem consciência que após os 35 anos a sua capacidade reprodutiva diminui e por isso, muitas se afligem frente a esta realidade.
O congelamento de óvulos é uma saída que pode prevenir um possível com problema de fertilidade, os óvulos congelados no passado poderão ser fertilizados e darão uma chance maior de gestação além do menor índice de abortamento e malformação, se comparados com um tratamento feito em idade mais avançada.