• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Congelamento de óvulos: tudo que você precisa saber

Muitas mulheres estão planejando uma maternidade mais tardia e isso se deve a diversos fatores. Dentre os principais motivos estão a dedicação aos estudos e à carreira, assim como o desejo de alcançar a independência e a estabilidade financeira. Diante disso, o congelamento de óvulos vem sendo um dos procedimentos mais buscados por quem deseja engravidar mais tarde.

Primeiramente, entenda o que é o congelamento dos óvulos.

O que é o congelamento dos óvulos?

Trata-se de um procedimento que deve ser realizado por um especialista em Reprodução Humana, para preservar os óvulos produzidos naquela fase da vida.

Apesar de ser mais procurado por pacientes que desejam engravidar futuramente, o tratamento também pode ser feito por mulheres que podem ter algum problema hormonal, como a menopausa precoce, antes dos 40 anos, ou algum outro tipo de problema de saúde que possa envolver infertilidade feminina.

Esse processo permite preservar uma certa quantidade das células reprodutivas femininas frente ao avanço da idade e outros fatores prejudiciais. Para isso, realiza-se a criopreservação de ovócitos maduros e saudáveis.

Até qual idade é aconselhável realizar o congelamento dos óvulos?

Apesar de não existir um limite de idade para congelar os óvulos, é recomendado que o procedimento seja realizado antes dos 35 anos, já que a partir dessa idade, a qualidade do óvulo diminui significativamente.

Aliás, é importante salientar que após os 40 anos da paciente, os óvulos terão menor chance de tornarem-se embriões, por conta da baixa quantidade e qualidade em que eles se encontram.

Quanto tempo o óvulo pode permanecer congelado?

Quando feito em uma clínica de fertilização qualificada e com profissionais experientes, o congelamento será capaz de preservar todas as características do óvulo por tempo indeterminado.

O mais importante não é o tempo de congelamento e sim a técnica utilizada. Na prática, em geral, os óvulos ficam congelados por até 10 anos. Existem dois principais métodos de congelamento:

  • Congelamento lento: O óvulo vai sendo congelado lentamente, diminuindo a temperatura de forma gradual para não possibilitar a formação de cristais que poderiam romper os óvulos.
  • Congelamento rápido ou Vitrificação: Essa é a técnica mais comum e utilizada, nesse caso, o processo de congelamento é rápido, o óvulo é submetido a baixa temperatura e de forma abrupta. As chances de formação de cristais são menores e o resultado da recuperação do óvulo é bastante superior.

Quantos óvulos devem ser congelados?

Não existe um número ideal, tudo irá depender do motivo que levou a mulher a recorrer ao tratamento e, sem dúvidas, após uma avaliação médica. Outro fator a ser considerado é a idade da paciente, é melhor ter 6 óvulos congelados aos 32 do que 15 aos 40 anos, por exemplo, porque aos 30 anos os óvulos estão em melhores condições.

O método de congelamento dos óvulos tem sido uma opção para mulheres que optam ou precisam adiar a maternidade. Você tem alguma dúvida sobre esse tratamento? Entre em contato com a Fert-Embryo para agendar sua consulta.

 

Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo

CRM-SP: 41.142

RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo