• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Depressão e Reprodução humana

O desenvolvimento de uma depressão depende de alguns fatores de ordem biológica e da estrutura da personalidade, onde sintomas como: fadiga, apatia e humor deprimido (desânimo, sentimentos de inutilidade), sono em excesso ou insônia, perda ou aumento de apetite entre outros, são observados. Muitas vezes tristeza é confundida com depressão, o que não deveria ocorrer, pois quadros depressivos requerem cuidados de psiquiatras e ou psicólogos.

O diagnóstico de infertilidade mexe com a estrutura emocional do casal e coloca-os frente à fragilidade humana. Autoacusações são muito recorrentes e agravam o estado da pessoa. Muitas vezes, ela não se dá conta que está vivendo de forma emocionalmente e socialmente precária, isolada. Durante o tratamento da infertilidade, muitas vezes, a depressão surge apenas como um estado depressivo transitório, como uma resposta reativa aos protocolos do tratamento, às muitas frustrações e perdas durante todo o período de tentativa de engravidar.

Na reprodução humana, há situações onde observa-se alteração do humor, sentimentos de desvalorização, desânimo, medo, vergonha, culpa, entre outros. Outros sintomas poderão ainda compor o quadro destes casais tentantes: estresse, ansiedade, nervosismo. É importantíssimo que o casal passe com um profissional capacitado para que sejam avaliados na sua condição, na qualidade de vida de ambos, como eles estão enfrentando o tratamento indicado para seu caso específico. Há que se considerar a necessidade de um cuidado com a alimentação balanceada e saudável, além da prática de exercícios físicos, estar na companhia de pessoas de sua preferência no convívio diário.

Consulte um especialista. Converse sobre o que você está sentindo, afinal há como passar o período do tratamento com mais qualidade de vida.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo