• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Endometriose e gravidez é possível?

Você já se perguntou se é possível engravidar com endometriose? Saiba que essa é uma pergunta comum e muito frequente entre as mulheres que desejam ter filhos mas têm endometriose ou conhecem alguém que tenha.

Por isso, se o sonho de ser mãe vier junto de uma endometriose, o primeiro passo é procurar um médico especialista em reprodução assistida.

Por que endometriose causa infertilidade?

De 40% a 60% das mulheres que apresentam endometriose têm dificuldade para engravidar e os fatores que estão ligados à doença e que alteram a capacidade de engravidar ainda são poucos conhecidos pela medicina. Mas, sabe-se que o processo inflamatório causado pela endometriose e as aderências provocadas podem estar ligados ao problema de infertilidade.

Contudo, as mulheres com maior tendência a estas causas são as que têm endometriose nos dois ovários ou que têm endometriose severa, com alteração das tubas e sintomas exuberantes. Mas, de toda forma, mesmo que as causas exatas da infertilidade causada pela endometriose não sejam conhecidas, é possível realizar um tratamento.

E quem tem endometriose pode ovular?

Sim! Inclusive, algumas pacientes acreditam que, por terem endometriose, não vão engravidar e colocam esta questão de modo a se sentirem livres para terem relações sexuais sem se preocuparem com contracepção. No entanto, esta é uma afirmativa falsa, pois muitas pacientes com endometriose conseguem engravidar.

Engravidar com endometriose pode perder o bebê?

É importante que a paciente tenha um diagnóstico completo e exato sobre seu estado de saúde e possíveis fatores que podem ocasionar infertilidade.

No caso da endometriose, é possível detectá-la por meio da ultrassonografia endovaginal, que são avaliados os órgãos genitais internos da mulher. Sendo esse, um exame ideal para analisar a espessura do endométrio, sangramento uterino, presença de massa pélvica (mioma, câncer), anomalias no útero, localização do DIU, a gravidez e auxiliar as técnicas de reprodução assistida.

Com a avaliação do médico especialista, existe a possibilidade de tratar a endometriose com cirurgia, removendo toda a doença da cavidade abdominal e, principalmente, junto aos órgãos. Esse procedimento que pode resolver o problema em até 50% dos casos, pode ser realizado por meio da videolaparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva onde é feita uma pequena incisão na região do abdome para a introdução de um aparelho denominado laparoscópio (constituído por um fino tubo de fibras ópticas).

Entretanto, em casos em que a doença já ocasionou grande formação de aderências e alterou de forma importante o posicionamento dos órgãos reprodutivos, a cirurgia não resolve o problema, sendo necessária a associação de tratamentos de reprodução assistida.

Fertilização in vitro para gravidez com endometriose

Para pacientes que apresentam os dois ovários comprometidos pela doença ou têm insuficiência ovariana prematura (também conhecida por “menopausa precoce”) precisam ser conscientizadas da preservação de seus óvulos antes da cirurgia. Isso é importante porque, ao mexer nos ovários, sempre existe uma perda de óvulos, que é insignificante para pacientes com uma boa reserva.

No entanto, acima dos 35 anos ou mais, esta perda, causada por manipulação cirúrgica, pode vir a debilitar as chances da maternidade acontecer.

Para isso, a fertilização in vitro pode ser um excelente tratamento para engravidar quando se tem endometriose. Ou, então, as pacientes também podem realizar o congelamento de óvulos e embriões para viverem a maternidade quando encontrarem o momento ideal!

Centro de Medicina Reprodutiva

Na Fert-Embryo, você tira todas as suas dúvidas, ter um diagnóstico completo e um acompanhamento constante com o Dr. Wilson Jaccoud de acordo com seu tratamento. O sonho de ser mãe pode ser realizado aqui! Venha nos conhecer!

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo