• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Endometriose pode aparecer depois da gravidez?

Existem muitas dúvidas que envolvem endometriose e gravidez. Uma das mais frequentes é se a endometriose pode aparecer depois da gravidez. A resposta é: “sim”, já que não se sabe as causas exatas da patologia. Por isso, toda mulher que menstrua tem chance de apresentar a condição.

Outra dúvida bastante frequente para as mulheres diz respeito à infertilidade, um sintoma comum da endometriose.

A cada 10 mulheres com endometriose, de 2 a 5 têm dificuldades para engravidar. Dessa forma, sabemos que a gravidez não é impossível, mas podem ser necessários alguns tratamentos para aumentar as chances de concepção, como a fertilização in vitro, por exemplo.

Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre a endometriose profunda e gravidez.

Quem já teve filhos pode ter endometriose?

Sim, uma vez que a endometriose é uma patologia de de causa incerta quanto a sua fisiopatologia. Toda mulher que menstrua tem chances de ter endometriose. Portanto, ela pode acontecer antes ou depois da gravidez.

Outro fator importante na relação entre gravidez e endometriose é que algumas mulheres acreditam que não poderão engravidar. Assim, passam a considerar apenas essa questão e sentem-se livres para terem relações sexuais sem o uso de contraceptivos ou preservativos. Porém, essa é uma afirmativa falsa, pois muitas pacientes com endometriose conseguem engravidar naturalmente.

Outra especulação constante diz respeito à cura da  endometriose durante a gravidez. A resposta para esta questão é: não. Eis o que acontece: a gravidez – assim como os tratamentos hormonais – pode fazer com que os sintomas da endometriose sejam suspensos temporariamente, mas não eliminados. Os sintomas tendem a retornar após o parto, desde que a mulher volte a apresentar os ciclos menstruais..

Contudo, se você ainda está se perguntando: “quais as possíveis causas da endometriose?”, nós vamos explicar!

O que causa a endometriose?

Como já falamos, a endometriose tem causa de fisiopatologia incerta, mas sua possível causa vem da condição pela qual o endométrio, a mucosa que reveste a parte interna do útero, passa a crescer em outras regiões do corpo.

Além disso, em casos conhecidos como endometriose profunda, o tecido endometrial já se encontra espalhado por uma área maior e mais espesso que o normal.

Onde dói a endometriose?

Em relação à dor, existem mulheres com endometriose que não sentem nenhum tipo de desconforto, enquanto outras sofrem de dores incapacitantes. Os sintomas mais comuns são:

  • Cólica menstrual com aumento da intensidade ao passar dos meses
  • Dor durante as relações sexuais.
  • Dor crônica na região pélvica.
  • Alterações intestinais cíclicas, alterações urinárias cíclicas. 
  • Dificuldade para engravidar (infertilidade)

Já nos casos de endometriose profunda, os sintomas podem ser mais fortes, como:

  • Cólicas menstruais intensas e dores durante a menstruação.
  • Sangramento menstrual intenso com coágulos.
  • Dor durante as relações sexuais.

Para saber mais sobre endometriose e gravidez, venha para a Fert-Embryo! Agende uma consulta com o Dr. Wilson Jaccoud, ginecologista especialista em reprodução humana. Aqui, você tem um diagnóstico completo e acompanhamento adequado.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo