• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Endometriose tem cura? Conheça os tratamentos

 

A endometriose não tem cura. O que pode acontecer com algumas mulheres é que, durante a gravidez ou em tratamentos hormonais, os sintomas da endometriose acabam sendo suspensos temporariamente, mas não são eliminados por completo.

Entretanto a endometriose tem tratamento e suas opções incluem:

Medicamentos que ajudam a controlar a dor e a diminuir o progresso da doença;
Cirurgia para retirar as áreas afetadas pela endometriose;
Cirurgia radical: histerectomia com retirada dos ovários.

Para a realização dos tratamentos, o médico deverá avaliar alguns fatores, como a idade da paciente, gravidade dos sintomas, gravidade da doença e se a paciente deseja ter filhos.

Tratamento para endometriose com anticoncepcionais

Neste tipo de tratamento, o ciclo menstrual é interrompido para que seja criado um estado parecido com a gravidez. Também conhecido como “pseudo-gravidez”, este período ajuda a impedir que a doença piore. Por isso, a mulher precisa tomar pílulas anticoncepcionais com estrogênio e progesterona continuamente, cortando as pausas para menstruar.

Existe a possibilidade de usar, também, progestagênios isolados, na forma de pílulas, injetável ou o DIU.

Contudo, podem surgir alguns efeitos colaterais como: escapes indesejáveis de sangue, ganho de peso, sensibilidade nos seios, náusea e outros efeitos colaterais de causas hormonais.

Mesmo aliviando a maioria dos sintomas da doença, o tratamento não elimina os focos da endometriose nem as aderências causadas. Ele também não reverte as alterações físicas causadas pela doença.

Além disso, mulheres que desejam realizar o sonho de ter filhos não podem tomar essas medicações, pois elas impossibilitam a gestação e não aumentam as chances de gravidez após serem interrompidas.

Quem tem endometriose tem que fazer cirurgia?

A cirurgia de videolaparoscopia pode ser realizada para o tratamento das lesões. Ela é uma cirurgia minimamente invasiva mas que traz resultados, e hoje tem se tornado uma escolha comum quando há necessidade de intervenção cirúrgica para tratar a doença.

Suas técnicas permitem remover todos os focos da doença, drenando os cistos endometriais e retirando a capa que os reveste. Também é possível a realização da ressecção de porções intestinais ou bexiga quando há presença de lesões nesses órgãos.

Entretanto, existem casos em que é preciso realizar a histerectomia (podendo ser removidos útero, trompas e ovários). É importante ressaltar que este procedimento só é realizado quando os casos não respondem bem aos tratamentos e a mulher já tem sua prole formada.

O que pode causar endometriose?

A endometriose ainda não tem uma causa exata aparente. Sua possível causa vem da condição pela qual o endométrio, mucosa que reveste a parte interna do útero, passa a crescer em outras regiões do corpo.
Podemos notar este fator aparente também nos casos conhecidos como endometriose profunda, onde o tecido endometrial já se encontra espalhado por uma área maior e mais espesso que o normal.

Outras possíveis causas da endometriose são:

Menstruação retrógrada;
Crescimento de células embrionárias;
Sistema imunológico deficiente.

O que acontece se eu não tratar a endometriose?

Se a paciente não buscar orientação médica para a realização de um tratamento adequado, a endometriose pode atingir outros órgãos, como os ovários, intestino e bexiga, já que é uma doença progressiva. Outro fator que preocupa muitas mulheres e que pode surgir com a ausência do tratamento, é a infertilidade.

Mulheres que têm endometriose, precisam estar atentas à dor da cólica, ao aumento do fluxo menstrual e quaisquer outros sintomas que saiam do padrão do período menstrual.

A cólica da endometriose não deve ser tratada com medicamentos comuns, por exemplo. Nestes casos, é de extrema importância que a doença seja tratada adequadamente para que não prejudique a vida reprodutiva de mulheres jovens.

Você tem endometriose e deseja realizar o sonho de ter filhos? Agende sua consulta com o Dr. Wilson Jaccoud e tenha, além de um acompanhamento completo, um diagnóstico preciso para realizar o melhor tratamento para engravidar, de acordo com o seu caso. Venha para a Fert-Embryo!

Dr. Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo.
CRM-SP: 41.142
RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo