Engravidar rápido é o desejo de muitas mulheres e casais que decidem ter filhos. Por isso, muitos tentam recorrer a métodos ou remédios que possam acelerar esse processo. Mas, não existe um remédio milagroso para engravidar.
Na verdade, podemos encontrar no mercado alguns medicamentos que podem corrigir a infertilidade em casos leves. Lembrando que o medicamento para engravidar deve ser prescrito por um ginecologista, após uma avaliação individual de cada caso.
Remédio milagroso para engravidar: quais são os mais comuns?
O remédio para engravidar mais comum são aqueles que induzem a ovulação, indicados apenas quando o único problema do casal está na mulher que não consegue ovular adequadamente, mas suas trompas estão saudáveis e os espermatozoides do parceiro estão bem.
Em casos de mulheres com idade acima de 42 anos, que podem estar com o ovário parando de funcionar, nesse caso, nem sempre esses medicamentos são indicados. Mas, antes de tomar a decisão da ingestão do remédio, é fundamental ir ao médico para que ele solicite alguns exames para descobrir se o corpo está saudável e irá responder às induções.
Quantos dias após o uso do indutor acontece a ovulação?
O tratamento com indutor de ovulação acontece geralmente do 3º ao 7º dia do ciclo menstrual. Durante o uso da medicação, a ultrassonografia deve acompanhar o desenvolvimento dos folículos e definir a melhor data da relação sexual ou da Inseminação Artificial.
Além disso, o especialista também mede a dosagem de progesterona para saber se a medicação foi efetiva. Sendo assim, geralmente a ovulação ocorre após sete dias do último comprimido.
Quais são os cuidados para usar indutor de ovulação?
É sempre bom reforçar que qualquer indutor de ovulação deve ser prescrito por um médico, pois não são todos os casais que podem utilizar a medicação e o uso de forma inadequada pode gerar efeitos colaterais graves, até mesmo prejudicando as chances de uma gravidez.
Por esta razão, o cuidado mais importante é seguir as orientações médicas quanto à dose e ao uso correto do indutor de ovulação, bem como realizar controle adequado do tratamento. É necessário realizar exames de ultrassonografia para analisar se as dosagens hormonais estão adequadas e para avaliar a resposta ovariana, como o número de folículos existentes e a data provável da ovulação.
A estimulação ovariana acontece para aumentar as chances de gravidez nas técnicas de reprodução assistida como o Coito Programado (CP), a Inseminação Artificial ou Intrauterina (IIU) e a Fertilização in Vitro (FIV).
Embora sejam utilizados protocolos diferentes para técnicas de baixa e de alta complexidade, o objetivo é sempre obter uma quantidade maior de folículos e de óvulos. Assim, o aumento da probabilidade de gravidez se deve a um número maior de óvulos disponíveis para fecundação.
Você tem dúvidas sobre o indutor de ovulação? Agende sua consulta na Fert-Embryo para realizar o sonho da maternidade.
Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo
CRM-SP: 41.142
RQE: 13038
One comment
Eu tomo nesygina e quero engravidar esse mês ja tomei mais quero engravidar. Qual remédio devo tomar.