• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Fertilização in vitro: quais as chances de engravidar?

A ansiedade de uma pessoa que está prestes a realizar o sonho da maternidade é imensurável. E, nos casos da fertilização in vitro, técnica de reprodução humana assistida com maiores chances de sucesso para casais homoafetivos ou em situações de infertilidade, uma das primeiras perguntas é: Quais as chances de engravidar logo na primeira tentativa?

No entanto, não há uma resposta concreta para a dúvida, na realidade, nem existe uma maneira de fazer estimativas. Isso porque temos que lidar com diversas variáveis, como o organismo de cada mulher, a evolução dos óvulos, espermatozoides e a idade da mãe.

A FIV gera um misto de emoções e expectativas sobre o tratamento, por isso, preparamos um conteúdo sobre as possíveis taxas de sucesso. Confira o artigo.

Quais as chances de engravidar sem acompanhamento médico?

De acordo com alguns especialistas, as chances de engravidar sem acompanhamento médico variam entre a idade das mulheres.

Entre os 26 e 30 anos, a cada ciclo de ovulação mensal, a mulher tem cerca de 18% de chance, cerca de 85% das mulheres têm um resultado positivo em um ano de tentativa. Dos 31 aos 35 a taxa cai para 15% e o percentual de sucesso é de 80%.

Para as mulheres entre 36 e 40 anos, as taxas são ainda menores, com 9% ao mês, sendo que 50% das mulheres engravidam em até um ano de tentativa. Dos 41 ao 42, o percentual é de 4%, nesse caso, apenas 20% conseguem engravidar. Já as mulheres com idade acima de 43 anos devem saber que a chance é de apenas 0,2% ao mês e 1% consegue em até um ano de tentativa.

Caso você tente por um ano e não tenha sucesso nos resultados, procure um especialista em reprodução humana assistida para realizar o teste de infertilidade feminina acompanhado do exame de infertilidade masculina. Não tenha medo ou receio de buscar ajuda médica para realizar o sonho da maternidade.

Quais são as chances de engravidar com a fertilização in vitro?

O tratamento para engravidar, muitas vezes, vem acompanhado de muita insegurança das pessoas que irão se submeter ao procedimento. Por isso, é comum que essas pessoas se perguntem constantemente: será que vai dar certo?

Com o desenvolvimento da Medicina Reprodutiva e o amadurecimento das técnicas de fecundação assistida, as chances de sucesso da FIV têm aumentado consideravelmente.

Um dos fatores que mais influenciam é a idade da mulher,  uma vez que a idade em que foi colhido o óvulo e o momento em que este foi transferido em formato de embrião são decisivas.

Alguns especialistas estimam que mulheres com menos de 30 anos e com embriões saudáveis tenham até 70% de chances de engravidarem na primeira tentativa. Para mulheres na casa dos 35 anos, a média é de 50%, e com até 40 anos as chances giram em torno de 30%.

Mas, se não der certo na primeira tentativa, o que devo fazer?

Embora os números sejam animadores, algumas mulheres estão entre a porcentagem que “não deu certo” na primeira tentativa da FIV. Após uma primeira fertilização, é possível analisar o que não contribuiu para o sucesso da gestação e tentar outra vez o procedimento.

Algumas mulheres passam pelo processo por, aproximadamente, três vezes para conseguir o resultado positivo.

Adote comportamentos mais saudáveis e cuidados com o corpo para melhorar a qualidade de vida e o funcionamento de todo organismo. Apesar de serem dicas clichês, elas fazem toda a diferença nas chances de sucesso da fertilização in vitro.

Seguir à risca as orientações médicas, utilizar corretamente os medicamentos e fazer o tratamento com bons profissionais também são fatores que fazem as possibilidades de sucesso da FIV crescerem.

Por isso, se está nos seus planos entrar no mundo da maternidade, venha para a Fert-Embryo, uma clínica de fertilização em Presidente Prudente e conheça as possibilidades de tratamento.

Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo

CRM-SP: 41.142

RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo