• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Fertilização in vitro: quanto tempo demora o tratamento?

Muito se pergunta sobre a fertilização in vitro, um dos tratamentos de reprodução humana assistida mais procurados que ajuda muitas mulheres e homens a vencerem as barreiras que a infertilidade pode ocasionar na hora de engravidar.

Sabemos que esse é um excelente tratamento para auxiliar casais heterossexuais, bem como, casais homoafetivos a realizarem o sonho de terem seus filhos biológicos. Além de ajudar mulheres e homens que procuram pela produção independente.

Quanto tempo demora a fertilização in vitro?

O tempo de duração da fertilização in vitro pode variar cerca de 20 a 21 dias, sem levarmos em consideração a primeira consulta médica, investigação das possíveis causas de infertilidade e realização do exame de gravidez após os 12 dias da transferência embrionária.

Contudo, para compreender o tempo de duração do tratamento, é preciso entender suas fases, etapas e procedimentos. Lembre-se que todas são acompanhadas pelo médico especialista em reprodução assistida juntamente com o(a) embriologista. São eles os responsáveis pelas avaliações e diagnósticos dos pacientes, de forma individualizada. Além de escolherem o melhor método da  fertilização in vitro clássica (FIV) ou  com  injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI).

Início, etapas e procedimentos da FIV

Para dar início ao tratamento de FIV, é preciso compreender qual a necessidade do casal e a origem da infertilidade. Reconhecendo que pode ser considerado casal infértil, aquele que tem relações sexuais de duas a três vezes por semana e não consegue engravidar no período de 12 meses quando a mulher tem até 35 anos; pois após essa idade, o período é de seis meses. A partir daí, investiga-se a causa da infertilidade que pode ter causa de 40% feminina, 40% masculina e 20% do casal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Após identificada a causa, a fertilização in vitro é iniciada por meio de suas cinco etapas:

1. Estimulação da ovulação

São administrados hormônios, normalmente, de aplicação subcutânea para estimular o crescimento de um maior número de folículos para assim, obter uma maior recuperação de óvulos para serem fertilizados.

Esta etapa tem início no segundo ou terceiro dia do ciclo menstrual e dura de 9 a 12 dias sob o constante monitoramento do crescimento dos folículos por meio de ultrassom endovaginal e, eventualmente, exames de sangue.

Quando eses folículos atingem 18 mm de volume médio, aplica-se uma medicação para maturação final dos óvulos, sendo que a sua coleta é realizada entre 34 a 36 horas.

2. Coleta de óvulos e espermatozóides

Neste procedimento, é necessário realizar uma sedação de curta duração. Em seguida, são retirados os óvulos do interior dos folículos ovarianos com o auxílio de uma agulha guiada por ultrassom endovaginal.

O líquido aspirado é colocado em um tubo e entregue ao embriologista responsável para que seja feita a checagem dos óvulos.

Geralmente, nesse mesmo dia também acontece a coleta de espermatozóides, realizada pelo procedimento de masturbação.

3. Fertilização dos gametas em laboratório

Cerca de três a quatro horas depois de captar os óvulos, os gametas são submetidos à fertilização in vitro, que pode ser realizada por meio de duas técnicas: a injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI) e a fertilização in vitro clássica.

Na FIV Clássica, os óvulos são incubados em meio de cultivo com cerca de 110 mil espermatozóides previamente capacitados para que esses penetrem na membrana do óvulo.

Já na ICSI, um espermatozóide é captado com o auxílio de uma agulha e introduzido no interior do óvulo.

4. Cultivo embrionário

Após 18 a 20 horas de incubação, é feita a checagem da fertilização para verificar quantos óvulos foram fertilizados pelo espermatozóide. O procedimento é bem sucedido quando aparecerem 2 pronúcleos no óvulo.

Assim, no segundo e terceiro dia é  realizada a checagem do desenvolvimento, a quantidade de células e fragmentação dos embriões. E, no 5º dia de desenvolvimento embrionário, são checados e classificados os embriões em estágio de blastocisto e avaliados seu grau de expansão, massa molecular interna (MCI) e a trofectoderma.

5. Transferência embrionária

Depois da fertilização, os embriões se desenvolvem em laboratório dentro de 3 a 5 dias.

A transferência embrionária é um procedimento tranquilo e, geralmente, indolor, realizado com cateter guiado por ultrassom abdominal para levar o embrião ao interior da cavidade uterina (endométrio).

Após 12 dias da transferência embrionária é feito o exame de gravidez (β-hCG quantitativo) por meio da coleta e análise do sangue.

Centro de Medicina Reprodutiva

Se você deseja engravidar mas está com dificuldades, venha até a Fert-Embryo e tenha um diagnóstico e acompanhamento completo com o Dr. Wilson Jaccoud. Conheça nosso Centro de Medicina Reprodutiva!

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo