É comum surgirem diversas dúvidas quando se busca um tratamento para engravidar! Por isso, estamos aqui para que você possa tirar todas elas e ficar ainda mais à vontade para realizar o sonho da maternidade.
Qual médico cuida da fertilização?
Para que você possa dar início a uma possível investigação e tratamento mais adequado ao seu caso, é essencial procurar por um médico ginecologista especialista em reprodução humana.
Além de cuidar do aparelho reprodutor feminino, ele será responsável pelo cuidado da fertilidade do casal, pedindo exames básicos e específicos (podendo solicitar encaminhamento para um outro especialista).
Ou seja, ele faz um acompanhamento completo desde a investigação de possíveis problemas até a gravidez.
Quando procurar um médico especialista em reprodução?
Um casal que deseja engravidar e tem relações sexuais de 2 a 3 vezes por semana durante 12 meses sem utilizar qualquer método contraceptivo, mas não consegue chegar à gestação, pode ser considerado infértil.
A partir dessa situação, é preciso procurar um médico especialista em reprodução para que possa ser feita uma investigação a fim de compreender de onde vem a infertilidade (segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, ela pode ser 40% feminina, 40% masculina e 20% do casal) e quais as causas.
Como identificar a infertilidade feminina?
Quando lidamos com casos isolados, como de infertilidade feminina, precisamos compreender que ela pode ser causada por diversos fatores relacionados à saúde da mulher e do aparelho reprodutor feminino. Portanto, é necessária a realização de exames solicitados pelo ginecologista para comprovar as possíveis causas apontadas na investigação.
O que pode causar infertilidade feminina?
Os principais fatores que estão relacionados à saúde da mulher e do aparelho reprodutor feminino, e que podem causar infertilidade são:
- Idade materna superior a 35 anos
- Reserva ovariana baixa
- Doença tubária ou aderências pélvicas
- Endometriose profunda e adenomiose
- Miomas e pólipos
- Antecedentes à laqueadura
Qual o tempo de tratamento para engravidar?
Os tratamentos podem ser definidos por baixa, média e alta complexidade. A partir daí, cada um deles tem seu desenvolvimento específico.
Como, por exemplo, a Fertilização in Vitro: dividida em cinco etapas, depois da primeira consulta médica, o tratamento pode durar, em média, cerca de 20 a 21 dias sem contar o período para a realização do exame de gravidez após os 12 dias de transferência embrionária.
Por que não consigo engravidar no período fértil?
É comum que aconteçam diversos imprevistos durante todo o percurso fértil.
O primeiro deles é quando a mulher ovula e não tem relações sexuais em seus dias férteis, também conhecido como “período fértil”. Pois, o óvulo fica de 12 a 14 horas apenas na trompa, esperando o espermatozoide. Portanto, caso não haja a relação sexual, a gravidez não acontecerá.
Outro caso comum é a não fecundação, pois nem sempre que há ovolução e relação, acontecerá a fecundação. Independente da mulher estar no período fértil e o óvulo cercado por espermatozoides, pode ocorrer deles não conseguirem penetrar a película do óvulo ou não conseguirem atingir seu objetivo, ultrapassando todos os obstáculos que enfrentam no corpo na famosa jornada da fertilidade.
Entretanto, essa é sempre uma observação válida e importante, pois também existem condições e fatores internos femininos que podem ocasionar doenças nas trompas ou aderências pélvicas. Assim, pode até ocorrer a ovulação, mas as chances de gravidez são reduzidas, sendo necessário a busca por um tratamento para engravidar.