• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Gravidez depois dos 40: é possível?

Assunto frequentemente discutido, a gravidez depois dos 40 anos é colocada em pauta por muitos embriologistas e médicos especialistas reprodução humana e assistida pois a maternidade é um dos períodos de maior expectativa para as mulheres, além de ser uma experiência única onde os sentimentos e emoções são aflorados e vividos intensamente.

É possível engravidar após os 40 anos?

Sim, é possível!

A realidade da maternidade foi mudando com o passar dos anos e o desenvolvimento socioeconômico mundial, fazendo com que as mulheres priorizassem mais suas carreiras profissionais, adiando a gestação e fazendo desta uma escolha a ser tomada a partir dos 35 anos.

Apesar dos riscos, com os avanços da medicina reprodutiva as mulheres podem ter um completo acompanhamento e tratamento para engravidar depois dos 40 anos, o que aumenta a probabilidade delas terem uma maternidade tardia.

O avanço da idade e a infertilidade feminina

Neste caso, o maior fator que pode vir a causar a infertilidade da mulher é a idade pois, após os 35 anos, a reserva  de óvulos é muito baixa e a qualidade dos óvulos restantes não é muito boa. Além disso, a dificuldade para engravidar pode estar associada a doença tubária e aderências pélvicas, endometriose, miomas e pólipos que podem ser um obstáculo para se ter uma gravidez fácil e natural.

E conforme a idade avança, aumentam também as incidências de abortos, anormalidades fetais, diabetes, hemorragias, partos prematuros e maiores índices de sofrimento fetal.

Gravidez depois dos 40 anos com tratamento

Quando a mulher tem certeza que quer engravidar após os 35 anos, o método mais aconselhável é o congelamento dos óvulos. Entretanto, se esta não foi uma opção e a mulher decide ter filho após esta idade mas não consegue engravidar, existem outros tratamentos de reprodução assistida para realizar o sonho da maternidade.

Para isso, é necessário realizar primeiro, uma pesquisa básica e uma pequena investigação do casal infértil que é aquele que tem relações sexuais de 2 a 3 vezes por semana e não consegue engravidar no período de 12 meses quando a mulher tem até 35 anos e, após essa idade, o período é de 6 meses. Após os 40 anos, a mulher deve fazer uma consulta com um especialista em reprodução humana e assistida assim que desejar engravidar.

Este procedimento é feito através de exames, como o espermograma para os homens e exames hormonais e de imagem (ultrassom endovaginal e histerossalpingografia) para as mulheres. É por meio destes exames que se constata o fator da infertilidade e identifica o tratamento mais adequado a ser seguido, como a relação sexual programada, a inseminação intrauterina e a fertilização in vitro (FIV).

Realizada no laboratório de embriologia, a fertilização in vitro (FIV), basicamente, é uma técnica que consiste na realização da fecundação do óvulo com o espermatozóide em um ambiente que simula as trompas para que a penetração de um espermatozóide aconteça de forma espontânea no óvulo para, posteriormente, ocorrer a formação do embrião e esse ser transferido ao útero da mulher.

Ela se diferencia da FIV com injeção intracitoplasmática (ICSI) pois, neste caso, é necessário que ocorra a injeção de um espermatozóide dentro do óvulo, pois sabe-se que não é possível ou é mínima a chance do espermatozóide fertiliza-lo por conta própria.

Além disso, a fertilização in vitro é o tratamento de reprodução assistida que mais oferece chances de gravidez.

É importante lembrar que com o aumento da idade, não só a dificuldade para engravidar aumenta como também, determinados riscos e complicações durante a gestação, tanto para a mãe quanto para o bebê. Sendo indispensável para a maternidade tardia a mulher estar com boa saúde, bem como o planejamento da futura gravidez, além do acompanhamento correto durante toda a gestação.

Centro de Medicina Reprodutiva

Se está procurando por clínica de fertilização, aqui, na Fert-Embryo, você tem um completo diagnóstico e acompanhamento com o Dr. Wilson Jaccoud na hora de realizar o tratamento ideal de fertilização in vitro ou inseminação artificial para o seu caso. Conheça nosso Centro de Medicina Reprodutiva e realize o sonho da maternidade!

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo