O lado negativo de adiar a maternidade, seja por que motivo for, é que para as mulheres a fertilidade decai rapidamente com o passar da idade, muito mais que para os homens.
A maioria dos casais (92 por cento) consegue engravidar em dois anos de relações sexuais frequentes e sem proteção. “Frequentes” neste caso significa sexo a cada dois ou três dias, ao longo de todo o ciclo menstrual.
Há vários fatores que afetam a fertilidade. É preciso lembrar que a saúde em geral da pessoa também declina com o passar da idade. Certos problemas podem se agravar, e novas doenças podem surgir.
À medida que a mulher envelhece, vários fatores ligados à fertilidade mudam, como: Reserva ovariana: é o número de folículos em bom estado que restam nos ovários. Ciclo menstrual: conforme as mulheres se aproximam da menopausa, seus ciclos menstruais podem começar a ficar irregulares e mais curtos, o que desfavorece a fertilização. Revestimento do útero: o endométrio pode ir ficando cada vez mais fino menos apropriado à implantação do embrião. Secreção vaginal: o muco presente na vagina e no colo do útero pode ficar menos líquido e mais hostil aos espermatozóides