• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Maternidade tardia

A gravidez é um período marcado por mudanças de diversas ordens, além de representar para a mulher uma experiência única, repleta de sentimentos e emoções de muita intensidade.

Com o passar dos anos, as mudanças sociais e econômicas fizeram as mulheres priorizarem a carreira profissional postergando a gestação, assim, a escolha pela maternidade passou a ser adiada para a partir dos 35 anos.

Sabe-se que após essa idade há uma diminuição da reserva e da qualidade dos óvulos, além disso a presença de doenças associadas, como miomas, endometriose, pólipos, podem ser entraves para uma gravidez fácil e natural. O aumento da idade também está relacionado com mais incidências de abortos, anormalidades fetais, diabetes, hipertensão, hemorragias, partos prematuros e maiores índices de sofrimento fetal.

Apesar dos riscos, com os avanços da medicina reprodutiva aumentou-se a probabilidade das mulheres terem uma maternidade tardia.

Para as mulheres que tem certeza que querem engravidar após os 35 anos de idade, o método mais indicado é o congelamento de óvulos. Porém para aquelas que não optaram por esse procedimento e decidem ter filho depois dessa idade, mas não conseguem conceber naturalmente há outros métodos que possibilitam a realização desse sonho.

Deve-se primeiro fazer uma pesquisa básica do casal infértil. Lembrando que é considerado casal infértil aquele que tem vida sexual de 2 a 3 vezes por semana e não conseguiu engravidar. Após os 35 anos como a fertilidade da mulher tem uma queda vertiginosa espera-se apenas 6 meses de vida sexual e se não ocorrer a gestação faz-se a pesquisa básica do casal infértil, que consiste nos seguintes exames: para o homem o espermograma, e para a mulher exames hormonais e de imagem (ultrassom endovaginal e histerossalpingografia).

Por meio desses exames é constatado o fator de infertilidade e se necessário ultiliza-se das técnicas de reprodução assistida, como inseminação intrauterina e fertilização in vitro.

Com o aumento da idade, além da maior dificuldade de engravidar, aumenta-se também os riscos de complicações na gestação tanto para a mãe quanto para o bebe, portanto é imprescindível na maternidade tardia o planejamento da futura gravidez bem como o acompanhamento correto durante toda a gestação. Não menos importante, sendo essencial também a mulher estar com uma boa saúde.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo