Os ovários possuem 2 funções no sistema reprodutivo da mulher, a função reprodutiva que produz os óvulos e função endócrina que produz os hormônios. A falência ovariana prematura mais conhecida como menopausa precoce é a interrupção da função ovariana antes dos 40 anos.
Os sintomas apresentados são os mesmos da menopausa comum, como irregularidade menstrual ou ausência de menstruação, calores, irritabilidade, insônia e secura vaginal.
As causas podem ser autoimunes e genéticas (Síndrome de Turner e Síndrome do X frágil), no entanto muitas mulheres não encontram diagnóstico mesmo após exames. Alguns tratamentos mais agressivos como rádioterapia e quimioterapia também podem levar à falência ovariana.
Para diagnosticar a menopausa precoce, além da história clínica, exames hormonais podem ser realizados (AMH, FSH, LH e estradiol) e também uma ultrassonografia. Não existe tratamento, o que existe são tratamentos que irão tratar esses sintomas e em casos mais específicos, é indicado reposição hormonal.
Caso a mulher tenha desejo de engravidar, a alternativa será o uso de óvulos doados.