• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Não consigo engravidar do segundo filho. O que fazer?

“Doutor não tive nenhuma dificuldade em minha primeira gestação, mas, agora não consigo engravidar do segundo filho”. Essa é uma situação comum e se você está passando por isso, leia e entenda o que causa esse problema.

Também conhecida como “infertilidade secundária”, essa é uma situação que acomete muitos casais e é até mais frequente que a infertilidade primária (quando existem dificuldades para engravidar do primeiro filho).

Não consigo engravidar do segundo filho. O que fazer?

É mais difícil engravidar do segundo filho?

Mesmo tendo engravidado naturalmente da primeira vez, não significa que em uma próxima tentativa o sucesso será alcançado de imediato. E isso se dá pelos mesmos fatores que podem acarretar a infertilidade primária.

Sendo para os casos femininos: idade materna superior a 35 anos, reserva ovariana baixa, doença tubária ou aderências pélvicas, endometriose profunda e adenomiose, miomas e pólipos, antecedentes de laqueadura. 

E para os masculinos: criptorquidia, varicocele, perturbações endócrinas, infecções com sequelas nos testículos e ductos, torção testicular ou antecedentes de vasectomia.

Ou seja, independente da causa da infertilidade secundária, ela pode ter sido desenvolvida ou agravada após a primeira gestação. Portanto, é imprescindível a procura por um médico ginecologista, especialista em fertilidade, para um obter um diagnóstico e avaliação completos para ter o segundo filho.

Qual o tempo ideal entre um filho e outro?

Na hora de planejar a gravidez, o casal deve levar em conta sua configuração familiar, pois não existe uma fórmula ou um padrão a ser seguido. Cada família é de um jeito, possui suas dinâmicas, condições e limitações!

Entretanto, para a mulher, é importante ressaltar que o corpo precisa de um tempo. Pois fisiologicamente falando, o corpo já terá condições (mínimas) para uma nova gestação com o retorno da menstruação. Ou seja, de seis a nove meses para as mulheres que amamentaram, e de três a quatro meses para as que não puderam amamentar.

Com isso, é recomendado que a mulher faça um intervalo de, pelo menos, 24 meses entre um parto e outro, pois abaixo dos 18 meses existem maiores riscos de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina. Contudo, como cada organismo reage de maneira diferente, consulte sempre seu médico.

Tratamento para engravidar do segundo filho

Após consultar um médico especialista em fertilização e realizar os exames que auxiliam diretamente nas investigações, é possível entender qual tratamento para engravidar poderá ser o mais adequado ao caso do paciente ou casal.

Na maioria dos casos de quem busca engravidar do segundo filho, é indicada a Fertilização in Vitro (FIV), assim como para os casos de infertilidade citados. Principalmente, se o casal já tiver tentado a Inseminação Intrauterina e a técnica não ter dado resultado.

Além disso, a FIV pode ser realizada com o auxílio da Injeção Intracitoplasmática (ICSI). Um procedimento que é designado quando há a necessidade de realizar a injeção de um espermatozoide dentro do óvulo, já que se sabe que não é possível ou é mínima a chance do espermatozoide fertilizá-lo por conta própria.

Isso se dá, pois existem alguns casos do paciente ter o número, a motilidade e/ou a quantidade de espermatozoides com forma normal muito reduzida, não sendo possível obter um número adequado deles para que ocorra a fertilização do óvulo dentro do organismo feminino.

Assim, ao verificar que essa quantidade é tão pequena a ponto dos espermatozoides não conseguirem fertilizar os óvulos in vitro, espontaneamente, realiza-se a ICSI.

Realize o sonho de construir sua família com saúde, segurança e alegria aqui, na Fert-Embryo! Venha fazer uma consulta com o Dr. Wilson Jaccoud e tenha um completo atendimento e diagnóstico para realizar o tratamento para gravidez mais adequado ao seu caso.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo