A ovodoação requer cautela e, por isto, é fundamental que a paciente receptora tenha acesso a um adequado acompanhamento psicológico para que aumente sua condição de enfrentamento durante todo o tratamento médico.
O acompanhamento psicológico é muito importante, pois ajuda a paciente a buscar as respostas para questionamentos. Auxilia na compreensão de suas fantasias em relação ao seu diagnóstico, ajudando-a na separação do que que é real e possível no tratamento, daquilo que é apenas expectativa. Ajuda a paciente a buscar informações corretas sobre seu caso, o que facilita questionamentos mais assertivos durante a consulta com seu médico especialista. O acompanhamento psicológico é um facilitador da adesão consciente por parte da paciente, na medida em que esta assume uma postura mais ativa e responsável em relação à alternativa de ovodoação que lhe foi indicada como tratamento.
Aceitar o óvulo de outra mulher, requer uma compreensão abrangente sobre este tema, o que facilita a elaboração das questões e de possíveis conflitos envolvidos. As receptoras precisam “apropriar-se” deste óvulo, o que pode ser viabilizado a partir de um bom trabalho psicológico. Para algumas mulheres, a ovodoação pode representar a frustração por não ter gerado filhos com seus próprios óvulos. Para outras, pode ser uma vivência gratificante e fundamental que lhe possibilitou a tão sonhada gestação. O cuidado psicológico neste momento é fundamental, na medida em que busca clarificar, explicar e compreender qualquer dúvida da paciente receptora, colocando-a em contato consigo mesma, com os seus sentimentos e atenta a tudo o que lhe é importante, respeitando seus valores e seu ritmo.
O Psicólogo estimula ressignificações de acontecimentos que resvalam consideravelmente na vida da paciente. Ela é incentivada a ver estes acontecimentos por uma outra ótica, percebendo-os de uma outra maneira menos perniciosa para si mesma. O trabalho psicológico é feito para que o estresse e a ansiedade diminuam, e com isto, fazer com que o tratamento para engravidar seja leve, transcorra da forma mais satisfatória possível e tenha o menor impacto emocional para a paciente receptora do óvulo doado!