Cada dia mais procurada, a fertilização in vitro é um tratamento de reprodução assistida indicado para casais e mulheres que buscam ter filhos, mas possuem problemas de infertilidade. A infertilidade pode ser causada por diferentes fatores — femininos e/ou masculinos. Há também casos em que se busca a gestação tardia, o que dificulta uma gravidez natural.
O que é a fertilização in vitro?
A FIV será indicada frente aos seguintes diagnósticos:
- Idade materna superior a 35 anos;
- Obstrução tubária;
- Endometriose severa (profunda);
- Mulheres com reserva ovariana baixa;
- Antecedentes de laqueadura ou vasectomia;
- Fator masculino moderado e severo (por exemplo, criptorquidia, alterações endócrinas);
- Casais homoafetivos;
- Produção independente;
- Aborto de repetição por fragmentação do DNA espermático;
- Todos os fatores com indicação de inseminação intrauterina, mas que não se resolvem pela técnica;
- Quando algum fator inaparente está interferindo na fertilização é possível se recorrer à FIV;
- Disfunção sexual.
Como é feita a FIV?
Existem dois tipos fertilização in vitro: FIV tradicional e FIV com ICSI (injeção intracitoplasmática).
Para entender melhor a diferença entre elas:
- Na FIV tradicional, os espermatozóides são colocados junto aos óvulos em um ambiente que simula as trompas e a penetração de um espermatozóide acontece de forma espontânea no óvulo, ocorrendo a fertilização.
- Na FIV com ICSI, ocorre a injeção de espermatozóides dentro do óvulo, quando sabe-se que não é possível ou é mínima a chance do espermatozóide fertiliza-lo por conta própria.
Ambas são composta por 5 passos:
- Estimulação da ovulação;
- Coleta de óvulos e espermatozóides;
- Fertilização dos gametas em laboratório;
- Cultivo embrionário;
- Transferência embrionária.
O(A) médico(a) especialista em reprodução assistida juntamente com o(a) embriologista deve avaliar cada caso de forma individualizada e escolher o melhor método da FIV (tradicional ou com ICSI).
Para casos de infertilidade masculina
A infertilidade masculina também é avaliada para o tratamento. Pacientes homens podem apresentar essa condição que vem a ocorrer em casos de os testículos não descerem corretamente a cavidade abdominal para a região escrotal, situação também conhecida por “criptorquidia”; ou ainda em homens que podem ter varicocele, perturbações endócrinas,infecções com sequelas nos testículos e ductos, torção testicular.
Em alguns casos, o número, a motilidade e/ou a quantidade de espermatozoides com forma normal está muito reduzida e não é possível obter o número adequado de espermatozóides para que ocorra a fertilização dentro do organismo da mulher.
Quando esta quantidade é tão pequena que os espermatozóides não conseguem fertilizar os óvulos in vitro, espontaneamente, é necessária a ICSI.
Outros motivos masculinos que fogem do assunto infertilidade para realização da FIV:
- Casais homoafetivos;
- Produção independente;
- Vasectomia.
Centro de Medicina Reprodutiva
Para você, que procura por uma clínica de fertilização, a Fert-Embryo oferece um completo diagnóstico e acompanhamento com o Dr. Wilson Jaccoud na hora de realizar o tratamento ideal de fertilização in vitro ou inseminação artificial para o seu caso. Faça-nos uma visita e conheça nosso Centro de Medicina Reprodutiva. Realize o sonho da maternidade!