• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Quais são as chances de engravidar por idade?

Estudar, ter uma carreira de sucesso, comprar uma casa e um carro, encontrar a pessoa certa e ter filhos. Esse é o plano de muitas mulheres, mas nem sempre as metas se realizam no período em que imaginamos. Junto disso, começam a surgir algumas preocupações para realizar o sonho da maternidade, dentre elas pode surgir a dúvida de: quais são as chances de engravidar por idade?

Infelizmente, quando o assunto é fertilidade feminina, o tempo não é gentil. Afinal, ser mãe não inclui apenas a capacidade do corpo de gestar um bebê, a mulher deve estar preparada emocionalmente para assumir essa nova fase da vida, ter estabilidade financeira, entre outros aspectos.

Com os tratamentos de fertilização in vitro, esse assunto ficou menos complicado, sendo uma solução para diversas pessoas. Você sabe quais são as chances de engravidar em cada idade? Continue a leitura e descubra com a gente!

Chances de engravidar por idade: aos 18 anos

Segundo o ponto de vista biológico, 18 anos é uma das melhores idades para engravidar. Caso a mulher não apresente nenhum problema de saúde, ela encontra-se em uma das suas épocas mais altas de fertilidade.

Sendo que, conforme a idade for avançando, a quantidade e a qualidade de óvulos diminui. Por isso, durante os 18 anos, essas variantes estão ótimas, tornando baixo qualquer risco de problema na gestação.

Apesar disso, tratando-se do ponto de vista emocional a gravidez aos 18 anos não seria ideal. Normalmente, quando elas ocorrem são gestações não planejadas e a mulher precisa se adaptar à situação sem nenhum preparo.

Gravidez aos 25 anos

Continua sendo uma fase muito propícia para que a mulher entre em uma gestação. Ela continua em seu período de vida mais alto da fertilidade, que percorre até os 30 anos, e seu organismo permanece em condições ideais para gerar um embrião.

As chances de engravidar são de 25% por mês, durante o período fértil, o que representa 85% de chances de engravidar por um ano. Além disso, diferente dos 18 anos, aos 25, provavelmente, a mulher já esteja em uma situação de maior maturidade emocional, o tempo de análise para um possível planejamento é maior. Porém, é importante lembrarmos que todos os casos variam dependendo de cada pessoa.

Gravidez aos 30 anos

Segundo os médicos, essa idade ainda é considerada um período com alta fertilidade, porém isso não é o mesmo para todas as mulheres. Isso porque aos 30 anos, também é o momento em que as chances de engravidar naturalmente começam a diminuir.

Dos 31 aos 35 anos a probabilidade de engravidar é de 15% em cada mês de tentativa, ou seja, 80% de chances de gravidez em um período de 12 meses. Com 35 anos, essa taxa cai significativamente para 15% ao mês e 50% durante o ano.

Gravidez aos 40 anos

A gravidez aos 40 anos é considerada de risco, além das chances de gerar um bebê naturalmente serem baixas. Nessa idade a probabilidade é de 10% ao mês.

Entre os 41 e 42 anos, as chances caem para 4% durante o mês  e 20% durante o ano. O cenário muda ainda mais entre os 43 e 45 anos, quando a probabilidade de engravidar dentro de um mês é de apenas 0,2% e de 1% em um ano inteiro de tentativas.

Está sendo cada vez mais comum encontrar esse cenário, afinal as mulheres estão buscando por independência até alcançar os 40 anos, após isso o sonho da maternidade se inicia. As porcentagens não parecem favoráveis, mas os métodos de engravidar com tratamento de fertilização in vitro podem ajudar muito nisso.

Uma alternativa é quando a mulher sabe que quer ser mãe no futuro e realiza a coleta dos óvulos antes dos 35 anos e congela-os.

A idade dos homens também pode interferir?

Com certeza! Afinal, o sêmen também apresenta uma variação de quantidade e qualidade conforme a idade. No caso da fertilização in vitro, o processo não acontece com a mesma intensidade como na mulher, mas a idade do homem tem uma influência importante para o sucesso do tratamento.

Para entender melhor sobre a fertilidade de cada pessoa, é necessário fazer uma avaliação individual. Agende sua consulta com o Dr. Wilson Jaccoud e realize o sonho da maternidade.

 

Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo

CRM-SP: 41.142

RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo