• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Quanto tempo depois da reversão da vasectomia é possível engravidar

Você sabia que existe a possibilidade de reverter a vasectomia? Isso mesmo! Se você deseja engravidar novamente, mas seu parceiro é vasectomizado, é possível fazer a reversão da vasectomia e ter taxas de sucesso variáveis.

Para entender melhor o que são taxas variáveis, pense na seguinte situação:

Você e seu parceiro já tiveram filhos e ele decidiu por realizar o procedimento. Levando em consideração que o procedimento ocorreu há mais de cinco anos, as chances de sucesso podem ser menores, por exemplo.

Entretanto, mudar de ideia é algo natural de acordo com a realidade de cada paciente. E, por isso, para ter filhos novamente, vocês podem contar com o auxílio de uma cirurgia para o homem ou com as técnicas da medicina reprodutiva.

É importante que ambos procurem um médico especialista, especialmente  o homem. Ele deve dizer que deseja fazer a reversão da vasectomia, assim, o médico responsável poderá solicitar uma avaliação urológica e exames pré-operatórios para estimar a possível taxa de sucesso.

Quanto tempo para reverter a vasectomia?

Depois de o homem realizar a cirurgia de reversão, a alta costuma ser dada no mesmo dia ou até um dia após o ato. Entretanto, o período de recuperação em casa demora cerca de 10 dias e carece de repouso absoluto nos três primeiros dias.

Os ductos do canal deferente funcionam normalmente depois de serem religados. No entanto, é extremamente necessário e importante que o homem evite ter relações sexuais ou ejaculação por 45 dias para que ocorra a cicatrização da sutura dos canais deferentes.

Chances de sucesso na reversão da vasectomia

Um exame de espermograma é solicitado após 45 dias da realização da reversão. Com ele, é possível avaliar a quantidade de espermatozóides presentes no sêmen, compreender seu formato e o nível da capacidade. Toda essa análise é fundamental para o sucesso da gravidez desejada pelo casal.

Sendo assim, se a reversão da vasectomia for bem-sucedida, pouco a pouco, os espermatozóides voltam a estar presentes em abundância no sêmen, com percentuais de:

79% dentro de três meses após a cirurgia.
96% de quatro a seis meses.
e taxas normalizadas em 99% no período de sete a 12 meses.

Como saber se tenho dificuldade para engravidar?

Se, depois de reverter a vasectomia, o casal ainda apresentar dificuldade para engravidar, é preciso procurar um médico ginecologista especialista em reprodução humana. Pois, nos casos em que a reversão de vasectomia não é bem-sucedida, recomenda-se fazer o tratamento de Fertilização in Vitro.

Assim, os espermatozóides podem ser retirados diretamente da região do epidídimo ou do testículo, e cada espermatozóide é injetado diretamente dentro do óvulo. Esta etapa é realizada em laboratório para, depois, o embrião já formado ser transferido para o útero da paciente. As taxas de sucesso são superiores à gestação natural e Inseminação Intrauterina (Inseminação Artificial).

Aqui, na Fert-Embryo, nós te ajudamos a realizar o sonho de ter filhos! Agende sua consulta com o Dr. Wilson Jaccoud e compreenda qual tratamento para engravidar é o mais adequado ao seu caso.

Dr.Wilson Jaccoud
CRM-SP: 41.142
RQE: 13038

  • Share post

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo