• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Quem tem endometriose pode fazer fertilização in vitro?

A endometriose é uma condição cujo endométrio, mucosa que reveste a parte interna do útero, passa a crescer em outras regiões do corpo.

Portanto, se você tem dificuldade para engravidar e ainda não encontrou a causa, é preciso ficar atenta, pois esse pode ser um dos principais sintomas da endometriose, que leva muitas mulheres a enfrentarem problemas de infertilidade.

O que é endometriose profunda?

A endometriose profunda é considerada uma forma mais grave da endometriose. Geralmente, nessa situação, o tecido endometrial já está espalhado por uma área maior, sendo mais espesso que o normal e fazendo com que os sintomas tradicionais de endometriose sejam mais fortes, através de cólica menstrual intensa, menstruação abundante e dores durante a relação sexual.

Além disso, em casos de endometriose profunda, o tecido endometrial pode ocorrer em grande quantidade para fora do útero, em locais como os intestinos, ovários, trompas ou bexiga, causando dores pélvicas durante o período menstrual.

Há, também, a ocorrência de outros sintomas nesses casos, como a dificuldade em urinar, dor no fundo das costas e sangramento anal na época da menstruação.

Quem tem endometriose pode engravidar por inseminação?

É preciso conscientizar as pacientes sobre a importância da preservação dos óvulos antes de realizarem possíveis cirurgias, pois, ao mexer nos ovários, sempre existe uma perda significativa de óvulos para pacientes com uma boa reserva. Principalmente, para as que apresentam os dois ovários comprometidos ou têm insuficiência ovariana prematura (“menopausa precoce”).

Já para as mulheres acima dos 35 anos ou mais, essa perda, causada por manipulação cirúrgica, pode vir a debilitar as chances da maternidade acontecer.

Por isso, a Fertilização in Vitro pode ser o melhor tratamento para engravidar quando se tem endometriose, pois ela tem duas técnicas que podem apresentar um melhor resultado de acordo com cada caso:

  • FIV tradicional: os espermatozoides são colocados junto aos óvulos em um ambiente que simula as trompas e a penetração de um espermatozoide acontece de forma espontânea no óvulo, ocorrendo a fertilização
  • FIV com Injeção Intracitoplasmática: ocorre a injeção de espermatozoides dentro do óvulo, quando sabe-se que não é possível ou é mínima a chance do espermatozoide fertilizá-lo por conta própria.

A endometriose reduz as taxas de sucesso da FIV?

Um estudo publicado pela Rede Latinoamericana de Infertilidade (RED LARA), observou que um menor número de óvulos foram captados nos ciclos de FIV de 22.416 mulheres (3.583 mulheres com e 18.833 sem endometriose).

Entretanto, os autores latinoamericanos também observaram que a endometriose não reduziu a taxa de fertilização, gestação clínica (visualização do saco gestacional na ultrassonografia), abortamento e, o mais importante, a taxa de nascido vivo em relação às mulheres sem a doença.

É importante ressaltar que, apesar dessas considerações, a taxa de cancelamento de ciclo por ausência de resposta ou resposta inadequada dos ovários à estimulação hormonal é maior na presença de endometriose, principalmente, se as lesões estiverem localizadas nos ovários.

Mas, esse não é um motivo para que você desista de realizar o sonho da maternidade! Na Fert-Embryo, você encontra um completo atendimento e diagnóstico para realizar o tratamento mais adequado ao seu caso. Venha fazer sua consulta com o Dr. Wilson Jaccoud!

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo