No universo das tentantes, é muito comum escutar a pergunta: “quem toma anticoncepcional por muito tempo tem dificuldade para engravidar?”
Isso é comum, pois, nesse período, as mulheres ficam mais ansiosas para engravidar. Os anticoncepcionais afetam diretamente o ciclo reprodutivo, fazendo com que a gravidez demore um tempo para acontecer.
Por isso, na maior parte dos casos, a gestação não ocorre logo no primeiro mês após a interrupção do anticoncepcional. É preciso ter paciência e continuar as tentativas.
Além disso, você também precisa compreender que existem diferentes tipos de anticoncepcional e o tempo para que os hormônios sejam eliminados do corpo pode variar. Continue lendo nosso artigo e veja quanto tempo após parar o anticoncepcional você pode engravidar.
Quanto tempo dura o efeito do anticoncepcional depois de parar de tomar?
Devido ao processo de readaptação em que seu corpo entrará devido à ausência das doses do anticoncepcional, é normal que sua menstruação fique dependente da eliminação desses hormônios sintéticos que foram ingeridos e que ainda estão presentes no seu organismo.
Por isso, não existe um padrão em relação ao tempo de eliminação dos resíduos. Tudo vai depender da resposta do seu organismo. Outro fator importante é que, como já dissemos, cada método contraceptivo tem uma média de tempo para que os hormônios sejam eliminados completamente do seu corpo. Veja os exemplos:
- DIU: média de quatro meses para engravidar depois da sua remoção;
- Pílulas anticoncepcionais combinadas: se forem tomadas a cada três meses, é preciso cerca de oito a 12 meses após a última injeção tomada para engravidar;
- Implantes contraceptivos: média de três a oito meses para engravidar após a remoção do implante.
Como saber se tenho dificuldade para engravidar?
Ao perceber que você tem, naturalmente, dificuldade para engravidar, o primeiro passo é procurar um médico ginecologista especialista em reprodução humana. Se, 12 meses após a interrupção, suas tentativas não tiveram sucesso, é possível que os problemas estejam ligados à infertilidade.
Além disso, é importante lembrar que mulheres laqueadas só poderão engravidar depois da reversão da laqueadura ou por meio da Fertilização in Vitro. Contudo, quem decidirá o tratamento mais adequado ao caso será o médico responsável após um acompanhamento e diagnóstico completo da paciente.
Como aumentar a fertilidade feminina?
Esteja segura e lembre-se de que o período de tentativas também pode trazer muito autoconhecimento e conhecimento para o casal. Procure valorizar os momentos de intimidade e prazer, principalmente depois de dias cheios e cansativos.
Realizar um acompanhamento psicológico também é um importante passo a ser tomado, pois o profissional poderá participar de todo o processo, ajudando desde o início até chegar à gravidez, tanto naturalmente quanto se você precisar de um tratamento para engravidar.
Invista e valorize uma alimentação saudável. Não é preciso fazer uma grande restrição alimentar, mas evitar, no mínimo, os ultraprocessados. Além disso, existem alguns alimentos que ajudam no aumento da fertilidade, como:
- Os que são ricos em ácido fólico, como legumes, frutas, favas, ervilhas, lentilhas, castanhas e cereais.
- E os que são ricos em cálcio, como iogurte, amêndoas e queijo; e legumes, como couve, espinafre e nabo.
Quer parar de tomar anticoncepcional para engravidar? Então venha fazer seu acompanhamento aqui, na Fert-Embryo! Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Wilson Jaccoud e tenha um diagnóstico completo do estado da sua saúde hormonal e reprodutiva.
Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo
CRM-SP: 41.142
RQE:13038