• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Reprodução assistida: como escolher o melhor método?

Quando falamos em reprodução assistida, compreendemos que ela nada mais é que um conjunto de técnicas capazes de manipular o esperma e os óvulos ou embriões a fim de auxiliar na viabilização da gestação para casais que têm problemas para ter filhos.

Reprodução assistida: como escolher o melhor método?

O que é técnica de reprodução assistida?

As técnicas de reprodução assistida podem ser classificadas em homóloga ou heteróloga, sendo que a primeira ocorre quando os gametas provêm dos elementos do casal. Já a segunda, ocorre quando um ou ambos os gametas são provenientes de um indivíduo alheio ao casal.

A partir dessas classificações, são cinco as técnicas mais utilizadas.

  • Relação Sexual Programada: uma técnica de baixa complexidade, recomendada nos casos de problemas de ovulação (como Síndrome do Ovário Policístico), endometriose (apenas aquelas em estágios iniciais) ou diagnosticadas com infertilidade sem causa aparente (ISCA). Por a fecundação ocorrer naturalmente, o homem deve ter espermatozóides dentro dos padrões de normalidade, podendo ser confirmado pelo espermograma.
  • Criopreservação de oócitos (congelamento): o congelamento é uma técnica que auxilia na preservação da fertilidade, conservando a qualidade dos óvulos, sêmen e embriões.
  • Indução e controle da ovulação: é uma estimulação ovariana feita a partir do uso de medicamentos que são administrados desde o início ao fim do ciclo menstrual. Seu objetivo é estimular o crescimento e desenvolvimento folicular.
  • Fertilização in Vitro (FIV): a fertilização é uma técnica que ocorre totalmente em laboratório, onde são originados embriões a partir do encontro dos gametas. Posteriormente depois de um período de 3 a 5 dias, esses embriões são transferidos para o útero da paciente.
  • Inseminação Artificial: é um tratamento de baixa complexidade e pode ser realizada no consultório. O requisito para que a técnica seja realizada é a integridade de pelo menos uma das trompas da paciente.

As principais técnicas de reprodução assistida são a fertilização in vitro (FIV) e a inseminação intrauterina.

Elas são recomendadas para casais que são considerados inférteis: aqueles que têm relações sexuais de 2 a 3 vezes por semana, sem o uso de qualquer método contraceptivo, mas não conseguem engravidar dentro do período de 12 meses quando a mulher tem até 35 anos.

Qual a diferença entre inseminação artificial e fertilização in vitro?

As duas técnicas agem com o mesmo propósito, mas cada uma tem sua especificidade, portanto, são diferentes.

Com isso, além da complexidade dos tratamentos e seus procedimentos, existe também a complexidade de cada caso que deve ser avaliado pelo médico ginecologista especialista em reprodução humana.

Como em alguns casos infertilidade masculina, em que se deve recorrer à FIV, como por exemplo, nos casos em que os testículos não desceram corretamente da cavidade abdominal para a região escrotal, situação também conhecida por “criptorquidia”.

Como funciona o processo de reprodução assistida?

Independente da técnica a ser seguida, todo o processo é acompanhado pelo médico especialista em reprodução assistida juntamente com o(a) embriologista. São eles que tirarão todas as prováveis dúvidas, farão solicitações de possíveis exames e avaliarão o diagnóstico do paciente por completo, compreendendo e recomendando o melhor tratamento para engravidar.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo