• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Tenho ovários policísticos e engravidei: entenda o tratamento

Essa é uma pergunta recorrente das mulheres que têm SOP e descobrem a gravidez de maneira natural. E, calma, é possível sim ter uma gestação saudável e tranquila, mesmo com a síndrome de ovários policísticos, basta ter um acompanhamento médico adequado e frequente. 

Antes de tudo, você sabe como diagnosticar o SOP ou quais são os tratamentos disponíveis para quem não conseguiu realizar o sonho da maternidade por conta da síndrome? Então, venha entender melhor como funciona! 

O que é Síndrome dos Ovários Policísticos? 

Na maioria das vezes, os ovários policísticos impedem que a mulher consiga ter as mesmas chances de engravidar do que uma mulher sem o problema. Porém, não há comprovações de que ela não consiga uma gravidez natural, sem nenhum tipo de tratamento. 

O ovário policístico nada mais é do que uma alteração presente em todos os hormônios do ciclo menstrual, como a progesterona e estrogênio. A doença chega a afetar 12% das mulheres, sendo a síndrome endócrina mais comum durante a idade reprodutiva.

Os ciclos ficam irregulares, podem surgir acne e aumento dos pelos do corpo. Algumas mulheres passam anos acreditando que isso é normal, não recebendo a orientação médica necessária, bem como um tratamento adequado e passam por tentativas de engravidar sem sucesso. 

Tenho ovários policísticos e engravidei: quais são os cuidados necessários? 

Os cuidados são os mesmos de uma gravidez normal, porém há um risco maior da mulher desenvolver diabetes gestacional e pressão alta. 

Por isso, ao descobrir a gravidez, procure imediatamente um médico especialista para realizar todos os exames necessários e ter um acompanhamento profissional de pré-natal. 

É fundamental adotar hábitos saudáveis no estilo de vida do casal, mas especialmente da mulher. Portanto, siga uma alimentação balanceada, de preferência com acompanhamento nutricional, realize exercícios físicos regulares, evite passar por estresses, picos de ansiedade e tenha boas noites de sono. 

Como aumentar a fertilidade? 

Para aumentar a fertilidade quando se tem ovário policístico, é importante que o tratamento para engravidar seja feito de acordo com uma orientação médica, podendo ser recomendado:

  • Pílulas anticoncepcionais: contêm formas artificiais de estrogênios e progesterona que regulam a ovulação. Nesse caso, as pílulas servem para regular o ciclo menstrual e a mulher passa a ter um período fértil, aumentando a possibilidade de engravidar naturalmente;
  • Uso de medicamentos: o profissional especializado pode indicar alguns medicamentos que estimulam a ovulação, aumentando o número óvulos produzidos e facilitando a existência de período fértil mais regular;

E quando recorrer às técnicas de reprodução assistida? 

Ter a síndrome dos ovários policísticos não significa que você tem a infertilidade feminina, mas sim que os seus períodos de ovulação são mais irregulares, tornando o prazo de engravidar um pouco mais tardio ou, em alguns casos, precisando de uma ajuda médica para auxiliar nesse momento. 

Caso as técnicas descritas acima não tenham tido sucesso com o resultado positivo, o casal pode optar em ir para as técnicas de reprodução assistida. 

Uma das principais técnicas, nesse caso, é a fertilização in vitro, na qual o médico recolhe os óvulos da mulher, após a ovulação, que também pode ser induzida através de medicamentos. Depois, em laboratório, o óvulo é fertilizado por um espermatozoide do homem e, depois, recolocado no útero. 

Uma vez que você recebeu o diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos não há porque desistir do sonho de ser mãe. Afinal, com tamanha tecnologia e avanços médicos, têm um tratamento ideal para você. Venha para a Fert-Embryo e faça já sua consulta com o Dr. Wilson Jaccoud!

Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo

CRM-SP: 41.142

RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo