• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Teste de fertilidade masculina: qual exame se faz para saber se é fértil?

É comum a busca pelo teste de fertilidade masculina ou feminina quando casais enfrentam dificuldades para engravidar e procuram por um tratamento de reprodução assistida, pois após a consulta com um médico especialista em reprodução humana, são avaliadas e investigadas as causas da infertilidade e solicitada a realização de alguns exames.

Existe teste de fertilidade masculina?

Sim! O médico pode solicitar um exame de fertilidade masculina para uma avaliação detalhada das possíveis causas da infertilidade do paciente. Alguns deles são:

  • Espermograma: é capaz de analisar a qualidade seminal e indicar se a produção de espermatozoides é adequada e viável para a fecundação do óvulo
  • Dosagem hormonal: exame de sangue para verificar a fertilidade masculina, levando em conta a estimulação da produção de espermatozoides pela testosterona
  • Teste pós-coito: verifica a capacidade do espermatozoide de viver e “nadar” pelo muco cervical (responsável pela lubrificação da mulher). Mesmo sendo um exame para analisar a fertilidade masculina, é feita a coleta do muco cervical na mulher de 2 a 12 horas depois do contato íntimo para analisar a motilidade do espermatozoide;

Como se faz exame para saber se o homem é fértil?

Na maioria dos casos, é solicitado o exame de espermograma, pois seu principal objetivo é avaliar as características do sêmen para auxiliar nos diagnósticos de pacientes com suspeita de infertilidade, sendo, portanto, fundamental para o tratamento de reprodução assistida.

É preciso compreender que diferentes circunstâncias vêm a interferir na qualidade seminal e produção e qualidade dos gametas masculinos, o que pode ocasionar dificuldade ou o impedimento do processo de fecundação. Assim, através do espermograma, em relação ao sêmen podem ser analisados: volume, pH, viscosidade e liquefação. E, em relação aos espermatozoides: concentração, motilidade, morfologia e vitalidade.

E com isso, os seguintes resultados poderão ser obtidos:

  • Teratozoospermia: quando a morfologia espermática apresenta-se anormal
  • Astenozoospermia: revela percentualmente os espermatozoides com motilidade reduzida
  • Criptozoospermia: quando há presença de espermatozoides raros após a centrifugação
  • Oligozoospermia: quando é baixa a concentração de espermatozoides nas amostras analisadas
  • Azoospermia: quando não há presença de espermatozoides nas amostras analisadas

É a partir desses possíveis resultados que o médico poderá apresentar um diagnóstico assertivo ao paciente para iniciar o tratamento que for mais adequado.

Teste de fertilidade masculina de farmácia é eficiente?

O teste de fertilidade masculina de farmácia é um kit que pode ser comercializado no Brasil e é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas sua eficácia isolada não é comprovada. 

Isso porque, seu único objetivo é medir uma amostra de esperma, simplificadamente. Assim, com cerca de 15 minutos, o homem tem um resultado que aponta se a amostra analisada tem mais de 15 milhões de espermatozoides por ml.

Entretanto, mesmo que a coleta da amostra e realização do teste sejam feitas com os devidos cuidados e de acordo com as instruções do kit, a quantidade de espermatozoides não é o único indicador de fertilidade. Já que em um exame completo como o espermograma, por exemplo, além da quantidade, são analisadas e investigadas outras características da amostra.

Mesmo que seu valor seja muito mais acessível e o teste prático, a sua realização pode mais atrapalhar que ajudar.

Se você deseja realizar o sonho de ter filhos, venha para a Fert-Embryo! Aqui, você tem um completo atendimento e diagnóstico para realizar o tratamento mais adequado ao seu caso. Faça já uma consulta com o Dr. Wilson Jaccoud!

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo