Buscar um tratamento para engravidar tem se tornado a realidade de muitas mulheres. Algumas doenças e condições da saúde feminina que dificultam ou impedem a gravidez, por exemplo, a Síndrome do Ovário Policístico, podem ser tratadas com a ajuda de técnicas da medicina reprodutiva, recomendadas por um médico ginecologista especialista em fertilização e reprodução humana.
O que é Síndrome do Ovário Policístico?
A Síndrome do Ovário Policístico atinge cerca de 7% das mulheres na idade reprodutiva, segundo o Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Ela também pode ser conhecida pela sigla SOP e é definida como um distúrbio endócrino que provoca alterações hormonais, levando à formação de cistos nos ovários, fazendo com que eles aumentem de tamanho.
Além disso, a menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e a presença de micro-cisto nos ovários, podem ser características da doença que ainda não tem uma causa totalmente esclarecida por médicos e especialistas.
Uma hipótese é que ela pode ter origem genética e alguns estudos apontam uma possível ligação entre a doença com a resistência à ação da insulina no organismo, o que pode gerar um aumento do hormônio na corrente sanguínea, provocando o desequilíbrio hormonal.
Quem tem ovários policístico pode engravidar naturalmente?
A gravidez natural pode ser um pouco dificultada, pois em alguns casos, a ovulação pode deixar de ocorrer naturalmente todo mês, causando infertilidade. Entretanto, mulheres com SOP podem engravidar normalmente sem tratamentos de fertilidade.
Para os casos onde a fertilidade foi afetada é possível realizar tratamentos que ajudam na regulação da menstruação e indução à ovulação. Lembrando que qualquer tratamento deve ser feito de acordo com a indicação de um médico ginecologista.
Alguns destes tratamentos são:
- Uso de pílula anticoncepcional: por conter formas artificiais de estrogênio e progesterona, que regulam a ovulação, ajudando a regular, também, o ciclo menstrual. Porém, não é possível engravidar durante o tratamento
- Uso de Clomifeno: um medicamento que estimula a ovulação e aumenta o número de óvulos produzidos, facilitando a existência de um período fértil regular
- Injeções de hormônio: são usadas quando o Clomifeno não apresenta efeitos
Além desses tratamentos, algumas práticas também são essenciais no auxílio, como fazer exercícios e uma dieta equilibrada regularmente, pois o aumento de peso pode prejudicar a ovulação, dificultando as chances de gravidez.
Qual o melhor tratamento para engravidar com síndrome do ovário policístico?
Se, ao utilizar os tratamentos anteriores, a mulher ainda não conseguir engravidar, é preciso recorrer às técnicas de reprodução assistida e nesse caso, a mais recomendada é a Fertilização in Vitro.
A FIV é uma técnica que consiste na fertilização do óvulo pelo espermatozoide em laboratório, para dar origem a embriões que serão transferidos, posteriormente, ao útero da mulher.
Ele é o tratamento que oferece mais chances de gravidez às mulheres que têm dificuldade para engravidar, principalmente, em casos de Síndrome do Ovário Policístico.
Se você enfrenta dificuldades para engravidar, venha para a Fert-Embryo! Aqui, você tem um completo atendimento e diagnóstico para realizar o tratamento mais adequado ao seu caso. Faça já uma consulta com o Dr. Wilson Jaccoud e realize o sonho da maternidade!
One comment
Tenho 28 anos e estou pesando 94kg já tá com quase 2 anos que não mestrou porq estou com policistos. A medicação que estou tomando ja vai fazer 2 meses e essa repopil 35 e ofolato.