• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Varicocele dificulta a gravidez? Conheça o tratamento

Varicocele e infertilidade podem causar medo em muitos homens que desejam realizar o sonho de ter filhos. Entretanto, antes de qualquer preocupação, é essencial compreender como ela se apresenta e desenvolve para que assim, você não se entristeça e desista da sua realização!

O que é varicocele?

Varicocele é como chamamos a dilatação que ocorre nas veias presentes dentro do escroto (a bolsa de pele solta que guarda os testículos). Ela também pode ser chamada de “varizes do testículo ou varizes do escroto”, pois é uma ocorrência parecida com as varizes que acontecem nas pernas.

As causas da doença não são totalmente esclarecidas pela ciência, porém, o que muitos especialistas acreditam é que a varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão espermático (responsável pelo transporte do sangue aos testículos) impedem que o sangue flua de maneira adequada.

Isso causa um retrocesso sanguíneo, causando inchaço e alargamento das veias, sendo esse, também, o mesmo processo que leva à formação das veias varicosas (varizes), comuns nas pernas.

Varicoceles com lento desenvolvimento ocorrem, geralmente, do lado esquerdo devido à posição da veia testicular esquerda. E, mesmo ocorrendo em apenas um testículo, ela pode afetar a produção de espermatozoides em ambos.

Os sinais ou sintomas da doença pouco são manifestados e raramente há ocorrência de dor, podendo:

  • Variar de intensidade, indo de um leve desconforto à uma dor intensa
  • Aumentar com a prática de exercícios físicos
  • Piorar ao longo do dia

As dores podem ser amenizadas se o homem deitar de costas. E, com o tempo, as varicoceles podem aumentar de tamanho, tornando-se mais visíveis, podendo causar atrofia testicular e infertilidade.

Tratamento para varicocele

Para alguns casos, o tratamento para varicocele pode ser dispensado ou feito com analgésicos e suspensórios testiculares. 

Quando devo fazer a cirurgia de varicocele?

Já em casos que a partir do espermograma do paciente são detectados baixos níveis de testosterona plasmática ou infertilidade, como também, dor contínua ou atrofia testicular, é indicado que o homem seja submetido a uma cirurgia que tem por objetivo:

  • Selar as veias afetadas para redirecionar o fluxo sanguíneo para os vasos normais
  • Melhorar os parâmetros do sêmen, fazendo com que ocorra um aumento do número total de espermatozoides
  • Reduzir os níveis de radicais livres de oxigênio para uma melhor qualidade e funcionamento dos espermatozoides

Os procedimentos cirúrgicos apresentam poucos riscos de recorrência, e são muito baixas as chances de apresentarem danos a uma artéria ou acúmulo de líquidos ao redor dos testículos. Assim, as formas de corrigir a varicocele se dão através de:

Cirurgia aberta 

Mesmo sendo considerado, tecnicamente, o método mais difícil de executar, apresenta os melhores resultados para adultos e adolescentes, além de uma menor taxa de recaída e menos risco de ocorrência de complicações. Realizado com anestesia geral, dura em média 45 minutos e é, também, o procedimento cirúrgico que melhor se associa a taxas de gravidez espontânea mais altas, em relação aos outros procedimentos.

Laparoscopia

É mais invasiva e complexa em relação às demais técnicas e as complicações que lhe estão associadas são a lesão da artéria testicular e lesão dos vasos linfáticos. Porém, tem a vantagem de tratar simultaneamente a varicocele bilateral.

Embolização percutânea 

Realizada no ambulatório com anestesia local, pode ser associada a uma recuperação mais rápida e indolor.

Essa técnica não apresenta risco de formação de hidrocele, pois não há interferência com os vasos linfáticos e o procedimento visa interromper o fluxo de sangue que vai para a veia dilatada do testículo. Para isso, é feito um corte na virilha, onde se introduz um cateter até a veia dilatada, sendo posteriormente, injetadas partículas embolizantes que bloqueiam a passagem do sangue.

Quais as chances de engravidar depois da cirurgia de varicocele?

As chances de gravidez após a cirurgia vão depender, também, de outros fatores envolvidos, inclusive relacionados à mulher, ao quadro cirúrgico e de uma taxa de gravidez de aproximadamente 33 a 46%, em um período de até 12 meses após a cirurgia.

É importante ressaltar que a correção cirúrgica (ou varicocelectomia) deve ser indicada apenas após a investigação e avaliação de todos os fatores que possam também interferir na concepção. Pois, muitas vezes, pode existir um conjunto de motivos, levando os médicos especializados em reprodução assistida orientarem os casais a adotarem outras condutas.

Outro detalhe diz respeito à idade da mulher, quando essa tem idade superior a 35 anos, podendo ter sua fertilidade reduzida pela diminuição mais acelerada da reserva ovariana.

Nesse caso, geralmente, o casal é encaminhado para a reprodução assistida. Isso porque, após a cirurgia para correção da varicocele, é necessário período de seis a nove meses para avaliação de melhora dos parâmetros espermáticos, sendo preciso aguardar para recomeçar as tentativas de gestação espontânea.

Portanto, se você quer realizar o sonho da maternidade, venha para a Fert-Embryo! Aqui, você tem um completo atendimento e diagnóstico para realizar o tratamento mais adequado ao seu caso. Faça uma consulta com o Dr. Wilson Jaccoud!

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo