Horário de atendimento. : Seg. à Sex. 8:00hs - 18:00hs - Sáb. 08:00hs - 12:00hs

Tel.: (18) 3222-1800 / (18) 3217-2262

Depressão e Reprodução humana

O desenvolvimento de uma depressão depende de alguns fatores de ordem biológica e da estrutura da personalidade, onde sintomas como: fadiga, apatia e humor deprimido (desânimo, sentimentos de inutilidade), sono em excesso ou insônia, perda ou aumento de apetite entre outros, são observados. Muitas vezes tristeza é confundida com depressão, o que não deveria ocorrer, pois quadros depressivos requerem cuidados de psiquiatras e ou psicólogos. 
O diagnóstico de infertilidade mexe com a estrutura emocional do casal e coloca-os frente à fragilidade humana. Autoacusações são muito recorrentes e agravam o estado da pessoa. Muitas vezes, ela não se dá conta que está vivendo de forma emocionalmente e socialmente precária, isolada. Durante o tratamento da infertilidade, muitas vezes, a depressão surge apenas como um estado depressivo transitório, como uma resposta reativa aos protocolos do tratamento, às muitas frustrações e perdas durante todo o período de tentativa de engravidar. 
Na reprodução humana, há situações onde observa-se alteração do humor, sentimentos de desvalorização, desânimo, medo, vergonha, culpa, entre outros. Outros sintomas poderão ainda compor o quadro destes casais tentantes: estresse, ansiedade, nervosismo. É importantíssimo que o casal passe com um profissional capacitado para que sejam avaliados na sua condição, na qualidade de vida de ambos, como eles estão enfrentando o tratamento indicado para seu caso específico. Há que se considerar a necessidade de um cuidado com a alimentação balanceada e saudável, além da prática de exercícios físicos, estar na companhia de pessoas de sua preferência no convívio diário. 
Consulte um especialista. Converse sobre o que você está sentindo, afinal há como passar o período do tratamento com mais qualidade de vida.

 

Últimas Notícias

13/08/2019

Novidades da Fert Embryo para você

continue lendo...
09/08/2019

Implicações psicológicas do espermograma

continue lendo...
07/08/2019

Doação de leite materno

continue lendo...
05/08/2019

Alimentação da mãe durante a amamentação

continue lendo...

Copyright© Clínica Fert-Embryo 2020 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por: Valter Vinícius