• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Qualquer mulher pode ter endometriose?

A endometriose tem se tornado um tópico cada vez mais presente nas conversas sobre saúde feminina. Entretanto, mesmo com esse aumento de visibilidade, ainda há muitas dúvidas e desconhecimento sobre essa condição que afeta, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 190 milhões de mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo. 

O que é a endometriose

A OMS caracteriza e endometriose como uma condição na qual o tecido semelhante ao endométrio, que normalmente reveste o interior do útero, cresce fora dele. Esse tecido pode se desenvolver em órgãos próximos, como ovários, trompas e até mesmo em outros lugares do corpo, como intestino e bexiga. Durante o ciclo menstrual, o tecido endometrial fora do útero também sangra, mas como não tem como sair do corpo facilmente como a menstruação normal, pode causar inflamação, dor intensa, formação de cicatrizes e aderência nos órgãos afetados. 

Será que eu posso ter endometriose? 

Normalmente, a endometriose afeta mulheres em idade reprodutiva. No entanto, pode afetar as pessoas desde o início da primeira menstruação (menarca) até a menopausa. Os sintomas podem começar a se manifestar durante a adolescência, embora o diagnóstico muitas vezes seja adiado até a idade adulta. 

Um dos principais motivos para esse atraso no diagnóstico é a falta de conscientização sobre os sintomas da endometriose. Muitas mulheres acreditam erroneamente que as dores e desconfortos durante o ciclo menstrual são normais, ignorando sinais potenciais dessa condição.

Além disso, há também uma tendência cultural de minimizar as queixas relacionadas à saúde reprodutiva feminina, o que pode levar à subestimação dos sintomas pela própria paciente e, em alguns casos, até mesmo por profissionais de saúde.

Sintomas

Os sintomas da endometriose podem variar de leves a severos e incluem dores abdominais, cólicas intensas, dor durante as relações sexuais, irregularidades menstruais, entre outros.

  • Dor pélvica crônica: é a queixa mais comum, variando de leve a intensa, podendo ocorrer durante o ciclo menstrual ou fora dele. 
  • Dor durante a menstruação: muitas mulheres com endometriose relatam fortes cólicas neste período.
  • Dor durante ou após relações sexuais.
  • Dor ao urinar ou defecar: a endometriose pode afetar os órgãos próximos, como a bexiga e o intestino. 
  • Infertilidade: embora nem todas as mulheres com endometriose tenham dificuldades para engravidar, essa condição pode levar à infertilidade em alguns casos. 

É importante ressaltar que os sintomas da endometriose podem variar de uma mulher para outra e nem todas as mulheres com a condição experimentam todos esses sintomas. 

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo