• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Cuidados com a pele do bebê

Logo após o nascimento, a pele do bebê ainda não é igual à de um adulto. É mais fina e tem menor regulação de temperatura e de defesas. O primeiro banho pode ser realizado assim que houver estabilidade da respiração e da temperatura, não antes de 6 horas de vida, mantendo-se o vérnix caseoso, que é a capa protetora esbranquiçada e gordurosa com a qual o bebê nasce e que controla a sua temperatura e impede a proliferação de bactérias.

O umbigo deve ser mantido seco e limpo, pois pode ser uma porta de entrada para bactérias. Algumas maternidades recomendam o uso de álcool 70% ou clorexidina, mas a limpeza da região periumbilical com água e sabonete comum é suficiente, com a colocação de uma gaze seca e realização da troca frequente das fraldas depois da evacuação ou micção.

O banho deve ser realizado em ambiente aquecido, com tranquilidade e segurança. O mais indicado é o banho de imersão, porém com pouca água, para não haver risco de afogamento. A temperatura ideal é entre 35 e 37ºC e deve-se usar um sabonete suave, específico para a pele do bebê e que não altere o pH da pele, visto que é o pH um dos principais responsáveis pela proteção contra microrganismos.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo