• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

É perigoso ter o segundo filho após os 40 anos?

Ter o segundo filho após os 40 anos significa enfrentar grandes riscos de complicações, tanto relativas ao parto, quanto ao bebê que está por vir. Entretanto, isso não quer dizer que todas as mulheres grávidas com 35 anos terão uma gravidez de risco. 

Essa faixa etária é, simplesmente, a representação de um momento em que certos riscos se tornam mais prováveis, portanto, precisam de mais atenção e cuidados. 

Quais são os riscos de ter o segundo filho após os 40 anos? 

Gestar um bebê requer um grande esforço do corpo da mulher. Após os 40 anos, normalmente, a vitalidade começa a diminuir e os problemas de saúde aparecem com mais frequência. 

Abortos espontâneos 

Após os 40 anos, as pacientes têm maiores chances de ter aborto espontâneo, sendo que até 25% das gestações em idade materna avançada resultam em aborto;

Enquanto a chance de gravidez cai progressivamente a partir dos 30 anos, a chance de aborto espontâneo sobe progressivamente na mesma época. A queda da primeira e a subida da segunda tornam-se mais evidentes a partir dos 35 anos e, ainda mais, dos 37 aos 38 anos. 

Diabete gestacional

É uma condição comum relacionada aos níveis elevados de açúcar no sangue, diagnosticada por meio do exame de glicemia. Além do monitoramento de glicemia, é fundamental que a mãe tome certos cuidados como seguir uma dieta saudável, exercícios físicos e, em alguns casos, uso de medicamentos. 

Doença hipertensiva ou pré-eclâmpsia 

Essa é uma doença que pode acontecer tanto em gestação tardia quanto em normais. Porém, é mais comum de ocorrer após os 40 anos. A gravidade é alta, por isso deve ser acompanhada de perto pela equipe médica devido aos riscos aumentados de eclâmpsia e outras complicações. 

Em geral, pode ser desenvolvida após a 20ª semana de gestação e deve ser controlada por medicamentos orientados pelo médico, mudanças de estilo de vida e alimentação balanceada podem acompanhar no tratamento. 

No caso dos bebês, os riscos de gravidez após os 40 anos referem-se principalmente às alterações cromossômicas numéricas ou estruturais, que resultam, por exemplo, na síndrome de Down. 

Como ter uma gestação segura? 

Primeiramente, se já está nos seus planos ter o segundo filho somente após os 40 anos, é importante fazer um check-up completo para ver como a saúde está e se o organismo está preparado para gerar o bebê.

Além disso, se você já pensa em ter uma gestação tardia, pode optar em fazer o congelamento de óvulos para preservar a fertilidade feminina e engravidar no momento em que decidir ser a hora certa. 

A adoção de bons hábitos é essencial. Para isso, é importante adotar uma alimentação nutritiva e balanceada, realização de atividades físicas regulares, boas noites de sono, controle da ansiedade e do estresse, redução do consumo de bebidas alcoólicas e tabaco. 

O principal ponto é ter um acompanhamento médico com especialista em reprodução humana. Converse com o Dr. Wilson Jaccoud para conhecer cada etapa do processo. 

Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038

 

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo