A doença atinge uma a cada seis mulheres em período reprodutivo, sendo uma das principais causas de infertilidade. Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o assunto, uma delas é a seguinte: quem tem endometriose pode engravidar?
Assim que diagnosticada, é possível seguir com um tratamento para infertilidade para que a mulher possa realizar seu sonho, seja por métodos naturais ou através das técnicas de reprodução assistida.
O que é endometriose?
A endometriose é uma doença inflamatória caracterizada pela presença de partes do endométrio.
O endométrio, por sua vez, é uma camada de tecido que fica localizada na cavidade uterina. A cada ciclo menstrual, ele fica mais espesso e depois sai junto da menstruação.
Em algumas mulheres, esse tecido cresce por fora do útero, ao invés de nascer dentro, que seria o ideal. Geralmente, a situação acontece nas regiões próximas, como no ovário, atrás do colo do útero, em ligamentos da região, na tuba uterina e no peritônio. Esse fenômeno é conhecido como endometriose.
Saiba identificar os sintomas
Normalmente, as preocupações com a saúde do sistema reprodutivo, também das mulheres quanto dos homens, só recebem atenção quando o casal está tentando engravidar e não conseguem conceber a gestação.
A endometriose nem sempre é a causa da infertilidade; por isso, é importante saber mais da doença e como ela pode causar interferências.
Comumente, os sintomas da endometriose são as cólicas fortes e prolongadas. Antes de continuarmos, lembre-se, não é normal sentir dores abundantes durante a menstruação, se este é o seu caso, indicamos que você procure um ginecologista para analisar a situação.
Dores durante a relação sexual ou na hora de evacuar, acompanhada de cólicas, também podem ser sintomas da endometriose. Entretanto, em alguns casos, o problema pode aparecer e não demonstrar sintomas. Por isso, é importante manter as consultas periódicas no médico, assim o diagnóstico é realizado precocemente e o tratamento é iniciado quanto antes.
Razões da infertilidade pela endometriose
Neste caso, podem se ter duas causas, sendo elas:
- a alteração anatômica da tuba uterina, deixa o canal obstruído, atrapalhando ou até impedindo por completo o contato do espermatozóide com o óvulo;
- a inflamação da doença pode afetar a qualidade dos óvulos, do útero e do embrião.
Afinal, com a endometriose pode engravidar?
A resposta é: Sim! Inclusive, apesar das dificuldades que citamos, nem todas as mulheres apresentam sintomas ou contrapartidas na hora de tentar gerar uma vida. Apesar de ser uma das principais causas da infertilidade, é possível tratá-la.
Inicialmente, é necessário realizar o diagnóstico por meio da combinação de exames de sangue e de imagem, principalmente ultrassonografia e ressonância magnética especializadas.
Em seguida, o profissional irá identificar o melhor tratamento a ser seguido. Quando o foco é lidar com a infertilidade, avaliam-se as características do casal, não somente da mulher. Também é fundamental investigar as outras possíveis causas para a dificuldade de engravidar, como a reserva de óvulos e a qualidade do espermatozóide.
Procure um profissional especializado em reprodução assistida
Caso sinta algum sintoma diferente durante o ciclo menstrual, não hesite em procurar um profissional para averiguar o que está acontecendo no seu organismo. Se receber um diagnóstico de infertilidade, mantenha a calma e fique forte na esperança. Afinal, hoje, são tantas tecnologias e modernidades que o médico especialista em reprodução assistida pode indicar diversos tratamentos.
Agende sua consulta com o Dr. Wilson Jaccoud, seja sincera com você e abra seu coração! Estamos esperando pelo seu contato.
Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038