• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Entenda sobre a recanalização tubária

A recanalização tubária é uma cirurgia de reconstrução das tubas uterinas. O procedimento é indicado para mulheres que desejam recuperar sua fertilidade, que foi anteriormente submetida a ligadura das trompas como método de contracepção definitiva

O que são tubas uterinas?

Tubas uterinas ou trompas uterinas são dois tubos finos que saem do útero e ligam até o ovário. Eles são responsáveis pela captura dos óvulos, transporte dos espermatozoides até os óvulos, e do embrião até o útero.

Assim, ao realizar a laqueadura tubária, ou quando a mulher sofre de uma obstrução nas trompas, seja por infecção ou endometriose, as tentativas de gravidez não obtém sucesso. 

Entenda a reversão da laqueadura tubária

A reversão da laqueadura tubária busca recanalizar as trompas. Isto é, a cirurgia consiste na tentativa de emendar os cotos seccionados, permitindo que o trajeto seja reestabelecido.   

Entretanto, nem todas as pessoas podem passar pela operação. Há casos em que é retirado a parte mais distal das trompas, neste caso não existe possibilidade de reversão. 

Em outras situações, em que houver a retirada de um segmento grande da trompa, também pode ser anatomicamente impossível a reversão. 

Por isso, antes da cirurgia, é indicado fazer a histerossalpingografia para tentar obter informação sobre a técnica realizada. A partir do resultado, discute-se a indicação e prognóstico da cirurgia.  

Quais são as técnicas de reversão da laqueadura? 

A cirurgia pode ser feita da forma tradicional conhecida como laparotomia, com um corte no abdome ou via laparoscópica

A segunda técnica trata-se de pequenas incisões no abdome realizadas para o acesso da câmera e dos instrumentos. O procedimento traz mais vantagem que o método convencional, com uma recuperação mais rápida, menor risco de infecção e melhores resultados estéticos.

As chances de engravidar voltam ao normal? Ou são menores?

Não há um número exato em relação à taxa de sucesso. Mas, mesmo quando a cirurgia é satisfatória, observa-se uma chance menor de gravidez quando comparado a um casal fértil. 

A chance pode variar conforme a idade da mulher e a qualidade do sêmen do parceiro, testado em laboratório. De forma geral, a taxa de gravidez pode chegar a reduzir em 15 a 20%. Ainda assim, a taxa de sucesso é alta: cerca de 60 a 80% para mulheres com menos de 35 anos. Sempre tem esperanças! 

A mulher pode continuar infértil depois da cirurgia?

É preciso avaliar o casal antes de propor a reversão da laqueadura, pois mesmo realizando a cirurgia, pode haver outros fatores de infertilidade envolvidos, como, por exemplo, a baixa contagem de espermatozoides no sêmen do homem. 

Além disso, é preciso verificar e analisar o procedimento de laqueadura realizado para eliminar a fertilidade feminina

Se esse é o seu desejo, pesquise e converse bastante com o médico. Venha agendar uma consulta com o Dr. Wilson Jaccoud e tire suas dúvidas.

Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038

 

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo