Os gametas são células responsáveis pela reprodução sexuada e pela transmissão do gene de uma geração para a seguinte, através da fusão do gameta feminino, o ovócito secundário ou óvulo, com o gameta masculino, o espermatozóide.
Eles apresentam um único conjunto de cromossomos, com metade da quantidade de cromossomos das outras células presentes no organismo, por isso são denominados de células haplóides. Na espécie humana, o número correspondente é de 23.
O que pode prejudicar os gametas?
Tanto homens quanto mulheres podem ser acometidos por doenças ou condições que prejudicam a produção, transporte, qualidade, desenvolvimento ou reserva dos seus gametas, provocando um problema de infertilidade.
Como isso ocorre nas mulheres?
O corpo feminino nasce com uma quantidade de óvulos para toda a vida. Ao longo dos anos, a reserva ovariana da mulher diminui naturalmente. Entretanto, outros fatores podem influenciar a baixa produção, entre eles:
- Endometriomas: os cistos escuros nos ovários causados pela endometriose, bem como a cirurgia realizada para removê-los, podem prejudicar a reserva ovariana;
- Menopausa precoce ou falência ovariana prematura (FOP): alteração que leva ao esgotamento folicular antes dos 40 anos, que faz com que os ovários parem de produzir os hormônios sexuais e que leva à infertilidade;
- Síndrome dos ovários policísticos (SOP): doença endócrina que pode levar à anovulação (ausência de ovulação) e ciclos menstruais irregulares
E no caso dos homens?
O corpo masculino pode ter problemas relacionados à qualidade, quantidade e ao transporte dos espermatozóides. Dentre eles temos:
- Azoospermia: ausência de espermatozoides no sêmen, a patologia pode ser obstrutiva nos canais de transporte ou não obstrutiva, relacionado a produção;
- Varicocele: varizes nos testículos, que dilatam e prejudicam a circulação sanguínea na região, afetando a produção dos espermatozoides;
- Orquite: inflamação nos testículos, frequentemente provocada pela caxumba ou infecções sexualmente transmissíveis, que também prejudica a produção dos gametas masculinos.
Como os gametas funcionam na reprodução assistida?
Assim como em uma tentativa de engravidar naturalmente, deve ocorrer uma fusão dos gametas masculinos e femininos. Quando algum dos dois organismos apresentam problemas, quando a mulher deseja passar por uma maternidade independente ou quando um casal homoafetivo tem a vontade de ter filhos, as técnicas de reprodução assistida tem como função facilitar o encontro dos gametas.
Conheça alguns dos procedimentos realizados nessas técnicas para aumentar as chances de gestação:
Estimulação ovariana
Esse processo é realizado em diversos tratamentos para engravidar, como a fertilização in vitro e a inseminação artificial. Essa estimulação é feita através do uso de hormônios para aumentar o desenvolvimento de óvulos.
Preparo seminal
Esse é um exame próprio para os homens. Eles são submetidos a coleta do sêmen, por meio da masturbação em laboratório. Logo depois, o material recolhido passa por uma avaliação precisa para selecionar os melhores espermatozóides.
Tem dúvida de algum tratamento ou quer analisar a saúde dos seus gametas? Agende sua consulta na Fert-Embryo e tire todas as suas dúvidas:
(18) 3222-1800
(18) 98127-6834
(18) 98135-4780
Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038