• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Saiba tudo sobre Miomas

“A origem do mioma é multifatorial, ou seja, não existe uma única causa, sabe-se que a condição genética é fundamental, por isso mulheres com histórico familiar devem ficar mais atentas. Até hoje não se sabe explicar porque mulheres negras têm maior tendência de desenvolver a doença, por exemplo. Essa reprodução irregular se deve à diferenciação dessas células de possuírem um nível de receptores hormonais elevado, isto é, conforme a mulher produz o hormônio estrogênio durante o ciclo menstrual, a atividade celular aumenta, formando esses nódulos que, geralmente, podem ser maiores ou menores do que três centímetros”, explica o Dr. Giuliano Bedoschi, ginecologista especialista em reprodução humana, de São Paulo.

Também podem ser considerados fatores de risco a menarca precoce, que geralmente ocorre antes dos 12 anos de idade, a não gravidez, a menopausa tardia, que geralmente ocorre após os 55 anos, o tabagismo, a obesidade e doenças como a endometriose.

Subdivido em três tipos, o tumor pode ser de origem submucosa, ou seja, que está presente dentro da cavidade uterina; intramural, localizado na parede muscular do útero e subseroso, posicionado na parede mais externa do órgão. “O primeiro pode acarretar a infertilidade por estar mais próximo da cavidade uterina. Outro ponto que também precisa ser levado em consideração é o volume do tumor, que quanto maior for, maiores as chances de distorcer ou contrair a região uterina, dificultando a implantação do embrião”, esclarece o Dr. Renato de Oliveira, ginecologista do Centro de Atenção Integral à saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Dependendo do tamanho e da porção uterina que se encontra a presença do mioma pode causar ou não a aparição de sintomas como um sangramento uterino intenso e anormal — tanto durante a menstruação, quanto no meio do ciclo — dor no ventre ou durante a relação sexual, alterações na evacuação e na urina devido à compressão intestinal e na bexiga, respectivamente e anemia por deficiência de ferro.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo