Alguma vez na vida de uma mulher, o profissional ginecologista irá solicitar o exame de ultrassom endovaginal e, neste momento, mil dúvidas surgirão em sua cabeça.
Vamos explicar para você, continue lendo para entender!
O que é ultrassom endovaginal?
Trata-se de um exame de um tipo de ultrassonografia, também conhecido por ultrassom transvaginal ou intravaginal, por ser feito através da vagina.
Ele é um exame de diagnóstico utilizado para visualizar e avaliar órgãos internos da mulher, como útero, trompas, ovários, pois nesse caso é feito por um pequeno aparelho, introduzido no canal da vagina, que produz ondas de som.
As ondas são transformadas no computador em imagens, que permitem diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções, gravidez ectópica, câncer ou, até, confirmar uma possível gravidez.
Investigações da ultrassom endovaginal
É um exame muito indicado para investigar causas de sintomas e acompanhar casos de qualquer alteração nessas estruturas e órgãos dessa região, sendo eles:
- Investigar e acompanhar suspeitas de endometriose;
- Investigar dores pélvicas;
- Investigar causas de infertilidade;
- Preparar para colocar, avaliar e acompanhar a localização de um DIU (Dispositivo Intrauterino);
- Rastrear nódulos, cistos e massas pélvicas, como mioma e câncer;
- Confirmar e acompanhar a evolução gestacional;
- Ajudar a localizar ou confirmar uma suspeita de gravidez ectópica;
- Esclarecer sangramentos anormais sem causa aparente e problemas menstruais.
Ultrassom endovaginal na obstetrícia
Na obstétrica, o ultrassom endovaginal é um dos primeiros exames pedidos pelo ginecologista obstetra, assim que o teste de gravidez dá positivo para confirmar a gestação.
O pedido pode ser feito a partir da sexta semana de gestação a fim de avaliar as condições iniciais da gestação em curso, importante para:
- Confirmar se a gravidez é múltipla, gemelar ou única;
- Conferir o tempo gestacional através do tamanho do embrião;
- Examinar a placenta e diagnosticar possíveis descolamentos;
- Auxiliar durante o tratamento de fertilização assistida e na medida do colo uterino.
Ultrassom endovaginal no tratamento de infertilidade
As mulheres que estão passando por tratamentos para engravidar precisam ter o acompanhamento da ultrassom endovaginal para ter um controle de crescimento dos folículos ovarianos após tomar a medicação para estímulo da ovulação.
Normalmente, a supervisão é feita a cada dois dias ou diariamente, de acordo com a avaliação clínica da paciente, a fim de acompanhar o crescimento folicular e identificar possíveis riscos como a síndrome do hiperestímulo ovariano.
O exame possui contraindicações?
Em geral, a ultrassom endovaginal é um exame seguro e não possui contra indicações, só não é indicado para as mulheres que ainda não tiveram iniciação sexual ou que têm alguma intolerância à introdução de equipamentos no canal vaginal, como por exemplo o vaginismo.
Por isso, é importante ter uma conversa franca com o médico que está realizando seu atendimento.
Como todo ultrassom, não emite radiação, já que as imagens são formadas por ecos sonoros emitidos em alta frequência. Assim, ele pode ser repetido sempre que necessário, sem risco para a mulher ou para o bebê, nos casos de ultrassom obstétrico.
Após a realização do exame não é necessário nenhum repouso ou cuidados especiais, a rotina pode ser retomada normalmente.
Agende sua consulta na Fert-Embryo e tenha uma boa conversa com o Dr. Wilson Jaccoud. Seja sincera e abra seu coração!
Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038