• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Como garantir a qualidade dos óvulos além dos 35 anos?

Com o congelamento de óvulos você tem liberdade para ter filhos quando e na hora que quiser. Parece coisa de outro mundo, mas essa é uma escolha viável para quem deseja esperar o momento exato da maternidade. 

Há muitas dúvidas sobre o procedimento, então viemos aqui para explicar mais sobre o assunto, continue sua leitura.

Planeje seu futuro com autonomia e segurança

As mulheres nascem com uma reserva de óvulos que as acompanha por toda a vida. Esses óvulos não se renovam e seguem envelhecendo naturalmente. 

Na verdade, para se ter uma ideia, a mulher vivencia uma perda natural da sua fertilidade pela queda progressiva no número de óvulos e pelo seu envelhecimento. Com essa redução e, por consequência, óvulos com baixa qualidade, a fertilização natural torna-se cada vez mais prejudicada, ficando difícil engravidar espontaneamente.

Então como posso parar esse tempo?

Com tantas tecnologias e modernidades na medicina, hoje, é possível preservar a qualidade dos óvulos enquanto ainda estão saudáveis e prontos para serem fertilizados no momento em que você decidir. 

Esse processo possui o nome de congelamento de óvulos, mas também é conhecido como criopreservação.

O que é congelamento de óvulos?  

Este procedimento consiste em captar os óvulos da mulher e, em seguida, submetê-los à técnica de vitrificação. Assim, serão congelados e permanecerão desse modo você decidir ser o momento ideal.

Entenda todas as etapas do congelamento de óvulos 

O primeiro passo a ser dado é agendar uma avaliação com um médico especialista em fertilidade. Nesta consulta, ele irá avaliar o seu caso individualmente.

Antes de iniciar qualquer procedimento, tenha uma boa conversa com o médico. Tire suas dúvidas e busque entender cada detalhe da técnica. Essa é a chave para você entender como pode preservar a sua fertilidade agora. 

Ao indicar sua aprovação, o processo é iniciado com alguns exames. Assim, o profissional terá uma visão geral de como estão seus óvulos e, claro, sua saúde. Após a avaliação, você estará pronta para dar início ao tratamento.

Antes de retirar os óvulos, a mulher deve passar uma estimulação ovariana com medicamentos hormonais, para que seus ovários produzam múltiplos óvulos maduros. O tratamento tem uma duração de 10 a 12 dias com acompanhamento por exames de ultrassonografia transvaginal realizada a cada 3 ou 4 dias, até que os óvulos estejam prontos para serem coletados.

A retirada é realizada por meio de uma punção ovariana guiada por ultrassonografia transvaginal. E, então, eles passam por um nitrogênio líquido para serem congelados. 

E quando eu decidir que chegou a hora de engravidar?

Quando esse momento chegar, você deve conversar com o médico e falar sobre sua decisão. Assim, seus óvulos deverão passar pelo descongelamento, para serem fertilizados no processo chamado Fertilização In Vitro (FIV).

Os embriões são formados na clínica, assim que estiverem aptos, podem ser transferidos ao útero da mulher. 

A partir de quantos anos posso decidir congelar meus óvulos? 

A partir da maturidade dos ovários, que ocorre dos 16 aos 18 anos,  já é possível realizar o congelamento de óvulos. Apesar de o procedimento poder ser feito em qualquer idade, é recomendável que seja feito até os 35 anos. Idade em que a quantidade de óvulos começam a diminuir, junto da qualidade. 

Tenha autonomia para realizar seus sonhos sem precisar deixar outros de lado. Com conhecimento, informação e apoio, você pode tomar decisões seguras.

Decidi que não quero ser mãe, o que posso fazer com os óvulos congelados?

A situação pode ocorrer e está tudo certo. Se essa for a sua escolha, converse com a equipe da clínica onde foi realizado seu congelamento de óvulos. 

Uma das possibilidades é realizar o descarte dos óvulos, já que se trata apenas de um gameta.

Mas, você também pode realizar um ato bonito com a doação de óvulos, conhecido também como ovodoação. Trata-se de uma técnica em que seus óvulos são doados para uma mulher que deseja ser mãe, mas que, por algum motivo, seus óvulos não possuem qualidade e não conseguem engravidar naturalmente.

Embarque na sua jornada com a Fert-Embryo.

Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038

 

 

 

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo