• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Como se preparar para a FIV?

Com o desenvolvimento tecnológico, a fertilização in vitro vem ganhando a cada dia mais praticidade em seu processo de realização. Contudo, a preparação do(s) paciente(s) é um fator de extrema importância para que o tratamento seja efetivo.

Como se preparar para a FIV?

Quanto tempo demora o processo de fertilização in vitro?

Depois da primeira consulta médica e da investigação das possíveis causas de infertilidade feminina e masculina, o tratamento dura em média cerca de 20 a 21 dias, sem contar com o período da realização do exame de gravidez após os 12 dias da transferência embrionária.

Para compreender melhor, é preciso saber que a fertilização in vitro é dividida em 5 etapas:

  • Estimulação da ovulação;
  • Coleta dos óvulos e espermatozóides;
  • Fertilização dos gametas em laboratório;
  • Cultivo embrionário;
  • Transferência embrionária.

Além disso, todas as etapas são acompanhadas pelo médico especialista em reprodução assistida juntamente com o(a) embriologista. São eles que solicitarão possíveis exames e farão as avaliações para definir o diagnóstico do(s) paciente(s) de acordo com elas. E também escolherão o melhor método de fertilização in vitro a ser seguido: FIV clássica ou com injeção intracitoplasmática (ICSI).

Por que tomar anticoncepcional antes de fazer a FIV?

O uso de anticoncepcional antes do tratamento de fertilização in vitro tem por objetivo corrigir disfunções hormonais. Antes da realização da estimulação da ovulação, seu uso contribui para a produção dos folículos.

Para isso, os anticoncepcionais hormonais são classificados de acordo com seus métodos: oral, injetável, endoceptivo (com o sistema intrauterino de levonorgestrel), adesivo, anel e implante.
E a suspensão de cada método vai interferir no retorno da fertilidade da mulher conforme seu tipo.

  • Anticoncepcional oral, adesivo ou anel: têm retorno rápido e até imediato da fertilidade, mas pode levar até três  ciclos para regularizar o ciclo menstrual;
  • Anticoncepcional injetável ou por implante: pode levar até 9 meses para regularizar o ciclo menstrual, muitas vezes, necessário para a gravidez. E os anticoncepcionais injetáveis trimestrais devem ter seu uso moderado pelas mulheres que desejam engravidar em um período curto de tempo;
  • Sistema liberador de levonorgestrel: o retorno rápido e até imediato  à fertilidade, mas pode levar até 2 ciclos para regularizar o ciclo menstrual;

O que fazer para aumentar as chances de engravidar?

Comece procurando por um médico ginecologista especialista em reprodução humana ao perceber que existe dificuldade para o acontecimento da gravidez espontânea. Assim ele poderá fazer uma investigação das possíveis causas da infertilidade, ter um diagnóstico completo e entender qual dos tratamentos  para engravidar é o mais adequado ao seu caso.

O acompanhamento psicológico também é importante, pois o psicólogo participará de todo o processo, auxiliando o(s) paciente(s) no enfrentamento, do início até a conclusão do tratamento.

Lembre-se que manter uma alimentação saudável é essencial! Sem muita exigência, os parceiros não precisam fazer uma grande restrição alimentar. O recomendo é evitar, pelo menos, os ultraprocessados e consumir alimentos que ajudam no aumento da fertilidade, como:

  • os ricos em ácido fólico: legumes, frutas, favas, ervilhas, lentilhas, castanhas e cereais;
  • os ricos em cálcio: iogurte, amêndoas, queijo e legumes como couve, espinafre e nabo;

Além disso, é importante consumir entre 60g a 70g de proteína diariamente (nutriente que pode ser encontrado em carnes magras, peixes, favas, ovos e lentilhas).

Como melhorar a qualidade dos óvulos?

Ainda dentro do quesito “alimentação saudável”, existem alimentos que contribuem para aumentar a fertilidade feminina naturalmente. Os alimentos que possuem antioxidantes, estimulam a produção de hormônios sexuais e o desenvolvimento dos óvulos. São eles:

  • A Vitamina A ou betacaroteno das cenouras, batata-doce, alperces secos, abóbora e agrião;
  • A Vitamina C dos vegetais verdes, pimentão, kiwi, tomates e frutas cítricas;
  • A Vitamina E das frutas secas, sementes, peixes gordos, abacates, feijões e batata-doce;
  • O Selênio da castanha-do-pará, sementes de sésamo, atum, couves e cereais integrais;
  • O Zinco das carnes, peixes, ostras, sementes, frutas secas, ovos e vegetais verdes folhosos;
  • E os Fitonutrientes das frutas e vegetais de todas as cores como a beterraba vermelha, mirtilos azuis, alperces laranjas, pimentões amarelos, toranjas rosadas e vegetais verdes folhosos;

Mas vale ressaltar que eles são apenas complementares para estimular o aumento da fertilidade, o principal fator para quem busca engravidar.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo