Quando um casal está tentando engravidar por mais de um ano e os resultados não são positivos é necessário que ambos procurem uma ajuda médica para analisar sua fertilidade. No caso dos homens é realizado o espermograma com capacitação.
Trata-se de um exame laboratorial que busca fazer uma análise da qualidade do sêmen. Esta técnica é considerada a forma mais importante para averiguar a capacidade reprodutiva dos homens.
O que é o espermograma com capacitação?
O espermograma é um exame imprescindível para a avaliação básica do casal infértil.
Além de verificar a fertilidade masculina, o espermograma é usado também para detectar outros fatores da saúde do homem, como as condições da próstata e o funcionamento dos testículos após cirurgia de vasectomia.
A infertilidade masculina é responsável por 20% dos casos
Aproximadamente 15% dos casais apresentam dificuldades de engravidar após um ano de relações sexuais desprotegidas. O homem é responsável por 20% destes casos, além de contribuir para outros 40%.
Como podemos ver, a infertilidade masculina pode ter um peso grande na tentativa de engravidar. Por isso, é indicada uma investigação completa da fertilidade do homem, que inicia com a avaliação feita por um urologista ou especialista em reprodução masculina.
Conhecer seu sistema reprodutivo é importante para entender seu corpo e buscar o tratamento adequado o mais rápido possível.
Alguns fatores podem influenciar no resultado do exame?
Assim como demais exames, o espermograma também pode ter algumas influências no resultado, sendo eles:
- Uso de medicamentos, como hormônios masculinos e femininos;
- Uso de cafeína, álcool e tabaco;
- Uso de lubrificante ou saliva para a coleta;
- Se a amostra estiver muito gelada, a mobilidade dos espermatozóides pode sofrer alteração;
- Se a amostra estiver muito quente, a contagem dos espermatozóides pode diminuir, devido à morte de células;
- Exposição a radiação;
- Material incompleto no recipiente de análise.
- Febre nos dias que antecedem a coleta
- Tempo de abstinência inadequado
O que o espermograma analisa?
O exame realiza análises em duas esferas distintas, sendo a primeira delas a análise macroscópica e a segunda a análise microscópica. Sendo que cada etapa verifica algumas variáveis.
Análise macroscópica
Nesta análise são levados em consideração o volume de líquido seminal; o ph, que mede a acidez do material coletado; a cor e o aspecto; a viscosidade; e o tempo de liquefação, que se refere ao tempo que o sêmen demora para sair do estado viscoso para o líquido.
- Volume: O valor de referência é 1,5 ml;
- pH: Serve para medir a acidez, o valor considerado normal é maior do que 7.2;
- Cor: O padrão é branco opalescente parecida com a da clara do ovo;
- Liquefação: O sêmen costuma ficar líquido de 30 à 60 minutos;
- Viscosidade: A textura normal é gotejada e forma filamentos de mais de 2 centímetros.
Análise microscópica
Esta análise é mais minuciosa e mede a concentração de espermatozoides por 1mL de líquido seminal; a concentração total de espermatozóides contidos na amostra; a morfologia e, por fim, a vitalidade, que mede a quantidade de espermatozóides vivos na amostra.
- Concentração de espermatozóide: Abaixo de 15 milhões por mililitro, o quadro se chama oligozoospermia e pode levar a dificuldades de fecundação do óvulo;
- Motilidade: Uma amostra seminal deve apresentar pelo menos 32% de espermatozoides que se movem de forma rápida ou lenta, mas progressivamente;
- Vitalidade: Resultados negativos ocorrem quando menos de 58% dos espermatozóides estão vivos;
- Morfologia: É levado em consideração o formato do espermatozóide que deve conter cabeça e cauda.
A clínica Fert-Embryo pode ajudar na realização do seu sonho. Marque sua consulta com o Dr. Wilson Jaccoud, tenha uma conversa franca e entenda quais são os procedimentos adequados ao seu caso.
Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038