• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

EndomeTRIO: exame de infertilidade sem causa aparente

Já ouviu falar do endomeTRIO? É um trio de exames responsáveis por analisar se o endométrio, sendo um tecido que reveste o útero internamente, está em condições de receber uma possível gravidez. 

Vamos entender mais sobre a função do endométrio no corpo feminino e do exame endomeTRIO

Qual é a função do endométrio?

A parede uterina é composta por três camadas: endométrio, miométrio e perimétrio ou superfície serosa. 

O endométrio é a parte mais interna do útero, constituído por epitélio simples, estromas e vasos sanguíneos. Essa mucosa é o local onde é realizada a implantação do embrião, para que a gestação tenha início.

O exame avalia se a cavidade uterina está em bom estado, bem como sua microbiota, inflamações ou presença de bactérias patogênicas.Além disso, também é fundamental identificar o momento em que o endométrio começa a sua jornada de implantação. Conheça o teste ERA 

ERA é o nome dado ao teste Endometrial Receptivity Analysis, seu objetivo é identificar o melhor momento do ciclo endometrial para realizar uma possível transferência embrionária, aumentando as chances de gravidez. 

O período identificado pelo teste ERA é chamado de janela de implantação , aumenta consideravelmente as chances de sucesso da fertilização in vitro (FIV). Os possíveis resultados são: 

  • Receptivo: quando a janela de implantação está de acordo com a data que a biópsia foi realizada;
  • Não receptivo: quando a janela de implantação é deslocada, estando o endométrio pré ou pós-receptivo.

Com base no resultado, a janela de implantação é ajustada para a próxima tentativa de transferência.

Saiba mais sobre o EMMA

Outro teste que faz parte do endomeTRIO é o EMMA, sendo conhecido por ser uma Análise Metagenômica do Microbioma Endometrial. O exame pretende identificar se o ambiente uterino está favorável para a implantação embrionária. 

O profissional consegue analisar a composição do microbioma endometriose. A recomendação também é dada para todas as pacientes que desejam prevenir a fertilidade feminina

Entenda sobre o teste ALICE

Por fim, mas não menos importante, para completar o trio de teste do endométrio, apresentamos o exame ALICE. É um exame que busca fazer a Análise da Endometrite Crônica Infecciosa, ele identifica as bactérias mais frequentes que podem ocorrer a endometrite crônica. 

Assim como os demais testes, o ALICE também é indicado para todas as pacientes que desejam avaliar seu sistema reprodutivo, especialmente para mulheres que já tiveram um diagnóstico de falhas de implantação ou aborto de repetição. 

Indicações do exame endomeTRIO

O exame de fertilidade é indicado para as pacientes que irão realizar a fertilização in vitro e desejam garantir um sucesso no tratamento, evitando a perda de embriões de boa qualidade quando fixado numa janela de implantação fora do padrão.

A clínica de fertilização que está dando andamento ao seu tratamento pode e deve indicar esses exames para as mulheres. Assim, será possível diagnosticar problemas com fertilidade que podem atrapalhar o procedimento. 

A Fert-Embryo te espera para uma conversa

Uma conversa aberta, sincera e franca é essencial para dar andamento ao seu tratamento. A Fert-Embryo é uma clínica de fertilização em Presidente Prudente que prioriza as suas necessidades e vontades. 

O Dr. Wilson Jaccoud espera por você! Entre em contato com a nossa equipe para agendar a sua consulta. 

Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038 

WhatsApp

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo