• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

O que diminui a fertilidade feminina?

A fertilidade feminina vem sendo pauta de muitas discussões. Justamente porque a dificuldade para engravidar é um problema enfrentado por muitas mulheres, simplesmente porque a maioria planeja alcançar uma independência financeira, amorosa e emocional, antes de construir uma família.

Essa dificuldade pode envolver tanto questões hormonais e anatômicas de cada mulher, quanto fatores relacionados aos hábitos e estilo de vida. Por este motivo, para muitas mulheres, engravidar pode se tornar uma longa jornada que inclui diversas formas de tratamento.

Estresse: pode prejudicar a fertilidade feminina

O estresse afeta o organismo de diversas maneiras: aumenta a tensão muscular e a frequência cardíaca, acelera a respiração, causa problemas gastrointestinais e afeta a saúde mental. A fertilidade também é prejudicada pelo estresse.

Ficar calma e manter a paciência vem sendo uma tarefa difícil: são os problemas do trabalho, as contas para pagar, a reunião de condomínio, o trânsito parado e muitas outras variáveis do dia a dia que nos levam a esse pico de irritabilidade.

Mesmo com muita dificuldade, você deve buscar válvulas de escapes para se acalmar. Algumas dicas são:

  • Se exercitar;
  • Reservar um tempo para fazer coisas que gosta;
  • Dormir bem;
  • Ouvir uma boa música no carro;
  • Fazer alongamentos em intervalos regulares.

Não importa como, mas a ideia é que você escolha algumas técnicas de relaxamento que funcione no seu caso.

Elimine o tabagismo da sua vida

Ao contrário do que se pensa, o tabagismo não envolve apenas o hábito de fumar cigarros, mas também o consumo de outros produtos como charutos, narguilé, cachimbo e fumo de mascar. Essa prática é considerada uma das principais causas de alterações reprodutivas.

Não prejudica apenas no fato das tentativas de engravidar, mas na saúde em geral. 13% dos casos de infertilidade estão ligados ao fumo. Isso acontece porque o tabaco deteriora os óvulos, aumentando os riscos de aborto, de menopausa precoce e de gravidez ectópica.

Além disso, se o sonho é gerar uma vida, tenha em mente que o hábito de fumar torna-se prejudicial para o bebê, sendo que todas as substâncias nocivas serão passadas a ele pela placenta.

A idade pode interferir

O plano da maioria das pessoas é esperar pelo momento certo para engravidar, mas o relógio biológico não consegue aguardar por um longo período.

Quando nascemos, temos uma espécie de estoque de óvulos que nunca aumenta; muito pelo contrário: esses óvulos só vão diminuindo em quantidade e em qualidade, em razão do envelhecimento.

De forma natural, a fertilidade das mulheres declina com a idade, iniciando a queda aos 30 anos, se acentuando aos 35 e atingindo o máximo da infertilidade a partir dos 45 anos.

Com as dificuldades para engravidar, algumas mulheres consideraram estimular os ovários por meio de tratamento para aumentar a fertilidade.

Manter a saúde com peso corporal

Tanto o sobrepeso quanto a magreza excessiva são bastante prejudiciais para a reprodução. Mulheres obesas possuem três vezes mais chances de sofrer de infertilidade do que mulheres com o índice de massa corporal (IMC) dentro da normalidade.

Por outro lado, mulheres muito magras também podem ter sua fertilidade diminuída. Um IMC com valores abaixo de 18 ou 19 pode interferir na fertilidade feminina, fazendo com que a mulher deixe de ovular mesmo com a menstruação aparente.

Problemas hormonais interferem em todo o processo

Os hormônios, claro, sempre estão no processo. Responsáveis por controlar a menstruação da mulher, eles podem atrapalhar suas tentativas de engravidar se estiverem descontrolados. Por isso, é essencial fazer uma dosagem hormonal de tempos em tempos, principalmente durante o tratamento para engravidar, como no caso da fertilização in vitro.

Como anda seu estilo de vida?

Alimentar-se mal, deixar de praticar exercícios regularmente, viver estressada e ansiosa são indícios de uma vida desequilibrada. Tudo isso acaba interferindo na sua saúde e, consequentemente, deixa seu corpo sem um preparo para receber um bebê.

Se você planeja engravidar brevemente e não está com uma vida saudável, adote novos estilos e prepare seu corpo. Venha para a Fert-Embryo e agende uma consulta.

Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo

CRM-SP: 41.142

RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo