• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Fertilização in vitro: posso escolher o sexo do bebê?

A fertilização in vitro é a principal técnica de reprodução assistida atualmente, sendo o procedimento mais buscado por casais com infertilidade ou em casos de produção independente

Nesse tratamento, a fecundação ocorre fora do organismo da mulher, em laboratório. Assim que os embriões se formam, eles são mantidos em incubadoras até serem desenvolvidas. Então, são transferidos para o útero da mulher para que possam se implantar e, assim, dar início à gestação.

Será que é possível escolher o sexo do bebê, quando o casal decide por uma técnica de fertilização assistida? 

Pode ou não escolher o sexo do bebê?

Infelizmente, não. Assim como uma gestação concebida de forma natural, na fiv não é possível que os pais escolham o gênero da criança, simplesmente por uma preferência.

No entanto, se for para uma causa maior, a escolha do sexo está permitida. Ou seja, em determinadas exceções, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprova que as técnicas de reprodução assistida possam ser aplicadas para selecionar o gênero. 

Logo, a decisão só pode ser aceita em casos que pode ser evitado a transmissão de doenças genéticas, do pai ou da mãe, que sejam determinadas pelo sexo. 

Quais doenças podem ser evitadas? 

Algumas das condições que podem ser evitadas ao ser realizada a escolha do sexo são, por exemplo, a hemofilia, problema que ocorre na circulação sanguínea e que afeta somente pessoas do sexo masculino. 

Outra condição que pode levar a essa escolha é a ausência parcial ou total de informações genéticas ligadas à produção de espermatozoides, chamada de microdeleção do cromossomo Y. 

A síndrome do X frágil é outra doença que pode ser evitada. Trata-se de uma condição  caracterizada pela deficiência mental e também se manifesta com maior gravidade em pessoas do sexo masculino. 

Embora a tecnologia permita a escolha do sexo do bebê, a técnica é regulamentada pelo CFM e pelo Conselho de Ética Médica, sendo executada apenas em casos específicos. 

Como é feita a escolha do sexo do bebê na fertilização in vitro?

A fiv já deve ter sido iniciada. Sendo assim, após a coleta do óvulo e a fecundação com o sêmen do pai em laboratório, a equipe aguarda o desenvolvimento dos embriões. 

Antes de serem transferidos ao útero, terão uma célula retirada, por meio de uma biópsia, para realizar uma análise genética. Assim, antes da transferência acontecer, o laudo da analise genetica mostrará os embrioes euploides (normais) e aneoploides (com alteraçoes geneticas) e o sexo dos mesmos. 

Sendo assim, a seleção do embriao a ser transferido é determinada pela possibilidade do desenvolvimento de doenças geneticas em razão do sexo. A clínica Fert-Embryo é uma clínica especializada em reprodução humana e assistida, converse com o Dr. Wilson Jaccoud, tire suas dúvidas e entenda a fundo todas as etapas do procedimento de fertilização in vitro. 

Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo