A maternidade tardia reflete diversas mudanças no papel da mulher em nossa sociedade. Muitas vezes, ser mãe não é o projeto central de quem tem menos do que 35 anos. Isso se dá pela busca da realização profissional, pelo amadurecimento emocional, casamento tardio, vivência de experiências, estabilidade financeira ou no relacionamento.
A maternidade, assim como outros objetivos, devem ser pensados e planejados. Por isso, se você pensa em engravidar após os 35, pode partir para a escolha de preservação da fertilidade ainda jovem, assim fica mais fácil decidir pela hora ideal.
Agora é a hora! Como posso me preparar para esse momento?
Como você já sabe, engravidar requer um certo planejamento, até quando não é uma gravidez planejada. Confuso? É simples.
Por mais que o bebê não tenha sido programado para aquele momento, os pais devem planejar um enxoval, as roupas, os médicos, os documentos e assim por diante. Então, viu só, tudo precisa de um plano.
Logo, se no seu caso, é preciso um check list para que tudo ocorra bem, a mulher deve passar por algumas preparações. Mas, como se preparar para ser mãe? A gente te ajuda nessa!
Prepare o seu psicológico
Uma criança exige muito da mulher. Neste caso, não apenas do seu corpo ou da sua energia, mas de gerar outra vida e ensiná-lo para o mundo.
O papel da mãe é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e o aumento de progesterona e estrogênio desde o primeiro dia de gestação vão mudar seu humor e sua disposição para realizar suas tarefas habituais.
Caso esteja passando por tratamentos para engravidar, como a fertilização in vitro (FIV), a taxa de hormônios é ainda mais alta, devido a indução de ovulação e preocupação com o procedimento em si.
Deixe seus exames de saúde em dia
Antes de engravidar deve ir ao ginecologista para avaliar sua saúde e também a de seu companheiro, o médico poderá solicitar papanicolau e exames de sangue, como HIV, hemograma, sífilis, tireoide e outros para saber se está em bom estado de saúde para gerar um bebê.
O ideal é realizar antes para, caso seja descoberto alguma doença, que um tratamento possa ser realizado antes das tentativas iniciarem.
Não crie altas expectativas em ser mãe
Repita com você: ‘’Não existe mãe perfeita’’. Os erros acontecem e está tudo bem. O correto a se fazer é aceitar que os deslizes podem acontecer e entender que agora é hora de ensinar e aprender.
Você pode ter um bebê que exija muito ou pode ter um bebê fácil de lidar. Você pode ter facilidade com a amamentação, ou isso pode exigir um pouco de perseverança. Abrace o desconhecido e não deixe que ele sobrecarregue você.
Procure momentos para se conectar consigo mesma
Com a correria do dia a dia já é complicado tirar um tempo para si. Imagina quando tiver um filho?
Antes de engravidar, faça exercícios que te ajudem a relaxar, como yoga, pilates, dança, entre outras atividades.
Passe tempos de lazer com seu companheiro, amigos e família, vai ser importante criar conexões para ter uma rede de apoio futuramente.
A preparação para a maternidade tardia muda?
Não! Os cuidados são iguais, só devem ser redobrados. Nesse momento, nada mais é tão importante quanto procurar um médico para que você tenha um acompanhamento. Por isso, é fundamental seguir alguns passos, sendo eles:
- Compareça às consultas de pré-natal;
- Faça todos os exames solicitados;
- Ajuste sua rotina e adote hábitos saudáveis;
- Inclua exercícios físicos no seu dia;
- Viva sua vida normalmente.
Agende uma consulta na clínica Fert-Embryo e conheça nossos serviços!
Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038