O espermograma é o nome dado ao exame que os homens devem realizar para descobrir se existe algum problema de fertilidade. Nesse exame, são avaliados inicialmente o volume, o pH e a liquefação do sêmen. Em seguida, avalia-se concentração, motilidade e morfologia dos espermatozoides.
Enquanto o espermograma com capacitação verifica a condição do sêmen após lavagem do líquido seminal e incubação em meio de cultivo. Esse resultado complementar mostrará a quantidade de espermatozoides com maior mobilidade, mediante a eliminação dos espermatozóides imóveis, células imaturas, detritos e plasma seminal.
Quais são as técnicas do espermograma com capacitação?
Existem três técnicas para o exame. Porém, cada clínica de fertilização e especialistas, decidem quais processos vão seguir para cada paciente. Conheça cada um:
- Sperm-Wash: lavagem do plasma seminal, centrifugação e homogeneização;
- Swim-up: lavagem do plasma seminal, centrifugação e incubação;
- Gradiente Descontínuo: passagem dos espermatozóides através de gradientes de diferentes densidades e formação do pellet com melhores, que serão selecionados.
Os parâmetros avaliados são atualizados com base na última edição do Manual da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, os parâmetros que mais influenciam na infertilidade masculina devem possuir tais valores:
- Volume Seminal≥ 1,5ml
- Concentração≥ 15 milhões de espermatozóides por ml
- Motilidade(A+B) ≥ 32% de Espermatozoides móveis
- Vitalidade≥ 58%
- Morfologia≥ 4%
Quando o espermograma é solicitado pelo médico?
O espermograma pode ser solicitado por qualquer médico, porém é mais frequente o seu pedido por meio do urologista ou ginecologista especialista em reprodução humana.
Afinal, quando os resultados não são positivos, nem sempre é devido à infertilidade feminina.
Aliás, durante todo esse processo de tentar engravidar, elimine a palavra ‘’culpa’’ do cotidiano entre você e sua parceira. Além de ter um significado muito pesado, também pode trazer alguns traumas e ansiedade em ambos, dificultando ainda mais o resultado positivo.
A indicação do exame também serve para homens que se submeteram a uma vasectomia, ajudando a avaliar se a cirurgia foi bem sucedida.
Como se preparar para realizar o exame?
Para realização do exame, o paciente deve ficar três em abstinência ejaculatória e colher a amostra em um frasco estéril por meio de automasturbação no laboratório da clínica de fertilização em Presidente Prudente.
Após a coleta, o biólogo irá analisar a amostra com auxílio de diversos equipamentos presentes em um laboratório, como o microscópio.
Caso dê positivo a infertilidade masculina, quais são os tratamentos disponíveis para engravidar?
Antes de partir para a decisão de qual deve ser o tratamento para engravidar, com o auxílio do laudo do espermograma, o médico deve identificar se o número de espermatozoides produzidos pelo homem podem ou não ser utilizados para procedimentos de reprodução assistida.
Com o número maior de cinco milhões (A+B), a inseminação artificial é indicada. Abaixo de cinco milhões, a fertilização in vitro pode ser o melhor procedimento.
Procure uma clínica especializada no assunto para verificar toda a questão da infertilidade e recomendar os tratamentos adequados ao seu caso. Procure pela Fert-Embryo. Aproveite e agende sua consulta com o Dr. Wilson Jaccoud pelos telefones:
(18) 3222-1800
(18) 98127-6834
(18) 98135-4780
Dr Wilson Jaccoud – diretor técnico médico da Fert-Embryo CRM-SP 41.142 | RQE 13038